NEWSLETTER
Conheça as 3 principais tendências do universo da Decoração consolidadas em 2022
Tons terrosos dominam o segmento décor em 2022
O uso de cores mais quentes se liga ao design handmade e à busca pela representação da diversidade cultural brasileira através de peças artesanais com alto valor afetivo
Faltando pouco mais de um trimestre para o fim de 2022, uma coisa é certa: no mercado de design de interiores, os tons terrosos dominaram as paletas de cores, principalmente quando combinados ao creme, ao off-white e ao amadeirado. De origem escandinava, a combinação entre tons monocromáticos mais claros e cores terrosas proporciona a sensação de conforto e receptividade aos ambientes, sentimentos muito procurados pelos adeptos do Slow Movement que virou tendência na cultura ocidental pós-pandemia.
Neste panorama, ganham destaque também os itens de decoração que carregam detalhes do design handmade, como mobílias e acessórios com caráter afetivo que levam trabalhos cuidadosos feitos artesanalmente para as salas, para as cozinhas e até para os banheiros. Com isso, materiais como linhas de costura que lembram peças feitas pelas avós, sementes de frutas típicas que carregam o sabor da infância e até o próprio barro, com o qual tantos nós gostávamos de brincar quando crianças, tornam-se artigos de decoração.
Outra tendência trazida à tona pelo design de interiores de 2022, para se combinar ao uso dos tons terrosos e dos itens feitos à mão, é a representação das raízes e da diversidade regional brasileira, principal aposta do setor de arte décor nacional para garantir que as peças que compõem o espaços decorados sejam carregadas de afetividade.
Especialista em arte décor, a curadora Malu Medeiros destaca o que motivou a valorização de tons terrosos, do design handmade e das peças que resgatam as raízes da brasilidade no segmento de decoração está intrinsecamente ligada à atual tendência de decoração afetiva. “Sabemos que a pandemia não foi completamente superada, mas ainda assim não estamos mais sob aquele temor que abalou o mundo entre 2020 e 2021. Esse período de isolamento e medo fez com que o mundo da arte, refletindo o movimento da própria sociedade, valorizasse mais o modo de vida slow, preocupado com os detalhes e com o afeto, o calor humano. Com a superação do período de auge pandêmico, agora, o slow se combina à alegria de podermos estar juntos mais uma vez, é isso que a valorização de alguns itens do segmento décor refletem” pontua Malu.
A estratégia do segmento tem dado certo, apostando nesta tríade, só no primeiro mês de 2021, as vendas de itens de decoração cresceram 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. CEO de uma das líderes do segmento décor, a franquia de emolduramento premium Moldura Minuto, Antonio Viegas Filho fala da importância da compreensão de tendências na sociedade para internalizá-las aos produtos oferecidos. “Nós somos contadores de histórias, cada item de decoração que sai das nossas lojas tem que fazer sentido para o nosso cliente e por isso focamos cada vez mais na busca por representatividade e afetividade, ouvindo quem nos procura e coletando suas percepções. No final, enquanto brasileiros é muito comum compartilhamos sentimentos que têm potencial de se tornarem obras de arte”, pontua Antonio.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER