NEWSLETTER
Laura Luz revela trajetória de aceitação dos cachos
Quantas meninas já se sentiram pressionadas a alisar os cabelos e até cresceram odiando seus fios naturais? Com Laura Luz não foi diferente. A protagonista de “Mila no Multiverso”, do Disney+ afirma que a jornada de aceitação dos cachos não foi simples e inclusive, lida com o preconceito até hoje, mas que agora enxerga suas madeixas como sua força e vê cada vez mais abertura para meninas aprenderem a se amar mais também.
“Esse é um processo muito difícil, mas fico feliz em ver que ainda é mais fácil do que há uns anos atrás. Em pensar que cabelos volumosos ou cacheados foi algo que começou a ser considerado bonito há pouco tempo, há uns 10 anos no máximo, é chocante! Mas foi muito bom ver pessoas pretas de cabelo cacheado na TV e me enxergar nelas. Quero representar a mesma força para outras meninas.”
Desde a infância
Não é raro ver crianças cacheadas passando por longos processos químicos ou horas de salão para ter fios mais lisos sob a prerrogativa de que é “mais fácil de cuidar”. Durante a infância, Laura passou por um período em que precisava ficar longe da mãe e teve os cabelos alisados porque não havia quem soubesse cuidá-los naturalmente.
“Passei tanto tempo com o cabelo escovado que comecei a desejar que meu cabelo fosse assim permanentemente”, conta a atriz, que começou o processo de rejeição ainda pequena. Mas comemora a negativa da mãe e acende o alerta sobre esses processos: “Ela nunca deixou. Ainda bem!”
Além disso, o bullying desde o colégio torna a narrativa ainda mais grave e é necessário ter atenção. “Lembro de quando fiz um penteado e quando cheguei na escola, um menino desfez. Chorei muito e depois me culpei pelo drama. Hoje, como mulher preta, vejo meu cabelo como símbolo de força e autoestima, duas coisas muito sérias”.
O preconceito ainda existe
Mesmo com a mudança dos tempos e a visão do volume como um sinal de beleza, os cabelos crespos e cacheados ainda passam por preconceito, por mais infundado e absurdo que possa parecer. Laura relata que ainda escuta comentários agressivos e que sim, eles mexem com a autoestima, mas não a fazem amar menos seus cachos.
“Fui a um show recentemente e uma mulher de cabelos lisos estava vendendo água e disse que eu deveria comprar e aproveitar para hidratar o meu cabelo, porque estava precisando”, relata. “É claro que mexe com a gente, mas eu sempre retorno para o que eu acredito”.
Se amar é ainda mais lindo
Hoje, com seus cachos admirados e desejados por milhares de adolescentes, Laura celebra o processo de aprender a amar os cachos e dá algumas dicas para quem também deseja assumir as madeixas:
“Não é simples, as vezes nossa autoestima fica abalada, mas em pouco tempo, assim como eu, você irá se orgulhar de ter conseguido passar por esse primeiro momento. Acompanhe pessoas que estão passando pelo mesmo que você. Busquem forças uma na outra e veja também penteados e técnicas que farão você se sentir bem consigo mesma”.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER