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A educação básica na formação de cidadãos
Especialista em gestão educacional reflete sobre o papel fundamental da educação como agente formador em nossa sociedade
Mesmo que haja um consenso da importância da educação presente no imaginário brasileiro, nem todos vivenciam as discussões acerca do assunto na amplitude necessária. É fato também que, ao se tratar da formação de indivíduos, uma solução real em qualquer sociedade para pensar os desafios, dificuldades e pontos positivos deve contemplar a esfera educacional e, principalmente, a educação básica.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), durante o período escolar, os estudantes devem receber a formação comum necessária para o exercício da cidadania e para progressão nos estudos posteriores. Em outras palavras, a educação no Brasil deve garantir uma formação humana integral que contemple as mais diversas dimensões da vida, por exemplo: a intelectual, corporal, cultural, afetiva, social, ética, moral, estética e simbólica, ampliando o repertório de linguagens, saberes e habilidades dos estudantes.
Arthur Buzatto, CEO da Vereda Educação, entende que o intuito da educação é promover a formação dos estudantes pensando em um desenvolvimento pleno e sua contribuição para o mundo, “A educação básica tem a missão de promover a formação e desenvolvimento humano dos estudantes de forma global, para que eles sejam capazes de construir uma sociedade mais justa, ética, responsável, inclusiva e democrática, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”.
Em sua escola, ele enfatiza que o desenvolvimento do aluno é feito em diferentes perspectivas, “Na Escola Vereda, baseamo-nos em dois propósitos: a preparação do estudante para sua realização pessoal e profissional, reconhecendo seus interesses, talentos e objetivos, e o desenvolvimento desse estudante para que impacte positivamente na construção do coletivo”.
Nessa discussão, é importante lembrar o papel dos educadores na mediação do processo de aprendizagem, proporcionando aos estudantes oportunidades de construir representações críticas sobre o entorno, as informações, objetos culturais e fenômenos naturais que os cercam. Além disso, o docente é um assegurador desse processo do estudante, desenvolvendo aplicabilidades como perguntar, ouvir hipóteses dos estudantes, estimular pesquisa, compartilhamento de saberes e propostas de atividades de fixação e aprofundamento.
“O papel do docente também inclui ser um pesquisador e investigador, refletindo constantemente sobre sua prática, sempre com objetivo de desenvolver estudantes que pensem de forma autônoma, mediando assim o processo de ensino e aprendizagem”, aponta Buzatto.
Outro fator essencial em uma formação de qualidade é garantir que o pensamento crítico dos estudantes surja naturalmente à medida que os estudantes aprendem a lidar com diferentes pontos de vista e percepções, amparados por um processo de ensino e aprendizagem conduzido pelos professores. Esse processo é complementado pelo acesso à informação e desenvolvimento dos saberes ao longo dos anos de ensino básico.
“Na Vereda, estimulamos o pensamento crítico e criativo dos estudantes, por meio de uma sala de aula que valoriza o contexto provocativo e o desenvolvimento de habilidades, como questionamento, produção de hipóteses, orientação de pesquisa e compartilhamento de saberes”, afirma o gestor. “O resultado é um estudante mais crítico, criativo e capaz de aplicar essas habilidades não apenas em seu desempenho acadêmico, mas também em sua vida pessoal e na sociedade”.
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