fbpx

Câncer de Mama: se cuide além do Outubro Rosa

Desde 1990, o Outubro Rosa é uma data especial para conscientizar e estimular o diagnóstico precoce do Câncer de Mama. Durante o mês, o Sistema Único de Saúde (SUS) proporciona acesso gratuito a serviços de diagnóstico e contribuem para a redução da mortalidade.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2020 mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram o Câncer de Mama. No Brasil, a estimativa é de mais de 66 mil novos casos para cada ano do triênio (2020-2022).

Por isso é importante a mulher se cuidar em qualquer época do ano. Afinal, descobrir o câncer logo no início é garantir uma chance de cura de mais de 90%.

A partir dos 30 anos já podemos fazer o autoexame da mama. Entretanto, se você tem casos de câncer na família, o autoexame será após os 20 anos.

No autoexame observe o seu corpo. Fique atenta aos sinais. Sentiu algo diferente? Então procure o médico.

A partir dos 40 anos, as idas ao médico e os exames, como a mamografia, devem ser feitos anualmente. Mesmo que não tenha sintomas.

FAMOSAS QUE PASSARAM PELO CÂNCER DE MAMA

A doença pode ocorrer em qualquer mulher. Até mesmo nas famosas. A apresentadora do É de Casa (Globo), Ana Furtado, recebeu o diagnóstico em 2018, durante um exame de rotina. Todos os anos ela celebra a sua cura. Nas redes sociais ela fortalece diversas mulheres com vídeos de conscientização sobre o Câncer de Mama.

A modelo e atriz, Fernanda Motta, descobriu o tumor em 2019. Em um vídeo publicado no IGTV, ela destaca a importância do autoexame e de conhecer o próprio corpo. “Eu tive oportunidade de fazer o tratamento e ter a cura porque tive diagnóstico precoce. Desde quando comecei a cuidar de mim, soube que quando a gente conhece o nosso corpo, qualquer coisa que seja diferente, a gente nota. então conheça seu corpo, a sua história”.

E os homens precisam apoiar e ficar ao lado das suas esposas, namoradas ou mães. Portanto, mirem no exemplo do Marcos Mion. Na sua conta no Instagram, o apresentador compartilhou uma foto sua ao lado da esposa Suzana Gullo. Assim ele relembrou a luta da amada contra a doença.

MORTALIDADE

De acordo com o INCA, em 2019 o Brasil registrou infelizmente mais de 18 mil mortes por câncer de mama, sendo o principal tipo da doença que leva mulheres a óbito. Projeções do INCA até 2030 apontam a estabilidade das taxas de mortalidade entre 30 e 69 anos.

Entretanto, estamos distantes dos 30% de redução estabelecida pela Organização das Nações Unidas. Uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030 é reduzir em um terço das mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis, entre elas, o câncer.

Você já fez os seus exames do ano? Cuide também das pessoas que você ama.
Compartilhe este post com suas amigas.

 

Confira também:

 

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Tina Siqueira

Deixe um comentário