fbpx

Dia do Turista é celebrado em 13 de junho

Dia do Turista é celebrado em 13 de junho

No dia 13 de junho é comemorado o Dia do Turista no Brasil. Esta data é destinada a valorizar as pessoas que gostam de viajar para explorar novos destinos ou revisitar lugares especiais, seja no Brasil ou ao redor do mundo. Visa ampliar a conscientização sobre medidas básicas a serem tomadas em viagens. O turista deve ser responsável e deixar uma boa impressão no local que visita.

A atividade turística tem colaborado para impulsionar diversas economias pelo mundo. Os turistas movimentam a economia dos países, com gastos em hotéis, restaurantes, aluguel de veículos, agências de viagens e tantos outros setores que são beneficiados pelo turismo.

Existe uma gama de serviços que atraem mais pessoas para uma localidade, como o ecoturismo, turismo de lazer, gastronômico, de aventura, esportivo, religioso, entre outros.

“O turista precisa de orientação e educação, para ajudar a causar o menor impacto no lugar de visitação. Até por que não é só impacto no ambiente, mas também existe o cultural”, salienta Vininha F. Carvalho, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

As viagens motivadas pela fé mobilizaram muitos turistas. Entre os maiores destinos de turismo religioso consolidados no país estão o Círio de Nazaré (Belém, PA), a terra da Padroeira do Brasil ( Aparecida, SP); a Romaria à Juazeiro (Juazeiro do Norte, CE), que recebe devotos de Padre Cícero; e a Romaria à Nova Trento (Nova Trento, SC), onde está o Santuário da Madre Paulina.

Para o ecoturista tudo é válido, desde vulcões, borboletas, baleias, pássaros, o mar, animais silvestres, insetos ou um simples arco-íris.

O turismo de natureza tem sido um importante agente de preservação ambiental, promovendo a visitação responsável e sustentável nessas áreas naturais, fornecendo uma conexão direta entre as pessoas e o meio ambiente, e gerando benefícios econômicos para as comunidades locais.

“Esta data é excelente oportunidade para celebrar a riqueza natural do Brasil e destacar a importância do turismo como uma ferramenta eficaz para promoção do desenvolvimento sustentável”, finaliza Vininha F. Carvalho.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário