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ESG ajudando as crianças a serem bilíngues

ESG ajudando as crianças a serem bilíngues

Nos projetos sociais, que elas podem atuar mais efetivamente como agentes de transformação, mudando a vida de estudantes e também da comunidade ao seu redor

Falar em gestão responsável sem mencionar a sigla ESG se tornou impossível, afinal, as três letras correspondem às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização (do termo original em inglês Environmental, Social and Governance) e são muito demandadas por parte dos investidores e também de toda a sociedade.

O termo ESG é associado ao mundo dos negócios, mas nada impede que outras áreas – incluindo a educação – venham a adotá-las como parâmetro para implementar políticas inclusivas, éticas e sustentáveis. “O S de ESG diz respeito à promoção da responsabilidade social. Essa estratégia valoriza práticas que incentivem a diversidade e a inclusão”, afirma Matheus Toscano, vice-presidente de operações da Rhyzos, detentora da metodologia Twice

Segundo ele, a letra S revela seu verdadeiro potencial para ajudar as empresas a se tornarem verdadeiramente ESG. “É nos projetos sociais que elas podem atuar mais efetivamente como agentes de transformação, mudando a vida de estudantes e também da comunidade ao seu redor”, acredita ela.

Um bom exemplo disso é a introdução do Twice, sistema de ensino bilíngue da holding Rhyzos Educação, na Casa do Zezinho. A ONG de contraturno escolar está localizada na comunidade do Capão Redondo, periferia de São Paulo (SP). Desde 2022, cerca de 200 crianças em situação de vulnerabilidade social participam de aulas e atividades bilíngues, tendo o inglês como segundo idioma.

Além de desenvolver competências socioemocionais e entrar em contato com culturas diferentes, os “zezinhos” ganham a perspectiva de um futuro mais promissor. De acordo com uma pesquisa realizada pelo site Catho, profissionais com domínio da língua inglesa podem receber salários até 70% maiores do que aqueles que não são fluentes.

“Aqui, o inglês chegou como um expansor de oportunidades, permitindo às crianças reconhecerem que elas têm um poder transformador”, reflete a professora Laura Feitoza, responsável pela aplicação do método Twice na Casa do Zezinho. “Hoje, as crianças são capazes de reconhecer o que têm de bom e qual sua relação consigo mesmas, com o outro e com o entorno”, diz Matheus.

Também em 2022, o Twice chegou ao Centro Bilíngue Integral de Ensino Fundamental de Pilar, município da Região Metropolitana de Maceió (AL) , por meio de uma parceria com a Prefeitura. O governo viabilizou o fornecimento de livros para 60 alunos do primeiro ano, além de material didático e uma plataforma de treinamento para os professores entenderem como integrar o bilinguismo às atividades do dia a dia.

Pioneiro no Brasil, o projeto na cidade alagoana inclui duas supervisões agendadas por ano, com palestras, workshops e acompanhamento de aulas. Também conta com suporte online permanente.

“Todos sabemos da importância de falar um segundo idioma no mercado de trabalho. A iniciativa da prefeitura de Pilar é fundamental para a preparação das crianças da rede municipal de olho no futuro”, diz o Vice-presidente da Rhyzos.

Ele salienta que apresentar o bilinguismo para crianças que sequer sonhavam um dia em aprender uma nova língua faz toda a diferença para a transformação social. “É preciso que haja um esforço coletivo para viabilizar iniciativas. O apoio das empresas é fundamental e representa uma via de mão dupla”, finaliza.

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Written by: Lucas Nóbrega

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