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Inteligência emocional nas empresas é uma necessidade

Inteligência emocional nas empresas é uma necessidade

Segundo o relatório Global Trends Report, feito pelo Linkedin, 92% dos recrutadores consideram as habilidades interpessoais (soft skills) tão ou mais importantes que o conjunto de habilidades técnicas adquiridas por meio de formação tradicional e capacitação (hard skills). O mesmo estudo aponta que 89% das contratações que não foram bem-sucedidas são devido à falta de características comportamentais e emocionais adequadas. 

Para Carine Roos, mestre em Gênero pela London School of Economics and Political Science – LSE, socióloga e CEO da Newa, empresa de consultoria em DE&I e saúde emocional para as organizações, incentivar o desenvolvimento da inteligência emocional dentro das empresas é uma necessidade vital, que também deve passar pelas lideranças. Afinal, quando se tem um ambiente saudável e seguro, existe um espaço muito mais propício à inovação. 

“A habilidade de saber gerenciar as emoções  possibilita que os funcionários tenham mais consciência das suas emoções, lidando com situações complexas e tomadas de decisões importantes com mais assertividade. E não só isso, a inteligência emocional também é um pilar primordial para manter um bom clima organizacional na empresa, além de preservar a produtividade e o rendimento no trabalho. Em vista disso, investir em bem-estar emocional é um ponto positivo tanto lideranças, colaboradores, quanto para a marca empregadora”, comenta Carine.

Diante deste cenário, é primordial que as organizações invistam em políticas e ações que promovam ambientes psicologicamente acolhedoras, engajando a eficiência da equipe e tornando a rede de trabalho um espaço de resiliência e compaixão. Afinal, tratar sobre o bem-estar dos profissionais é falar sobre acolhimento, pertencimento, felicidade, o que acaba melhorando também a  a produtividade no trabalho.

“Tanto a empresa quanto o profissional ganham quando há incentivo à inteligência emocional no trabalho. Portanto, é imprescindível que as organizações incluam as emoções e o cuidado com as pessoas como estratégia essencial para o desenvolvimento de organizações mais humanas”, finaliza a CEO. 

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Written by: Lucas Nóbrega

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