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Westwing cresce 70% em receita de um ano para o outro

Westwing cresce 70% em receita de um ano para o outro

A Black Friday é um dos momentos mais aguardados do ano por varejistas dos mais diversos segmentos. Contudo, em 2022 a data rendeu resultados bastante abaixo do esperado, com queda de 23% no faturamento dos varejistas brasileiros operando no e-commerce, segundo dados da NielsenIQ|Ebit.

Porém, mesmo em um cenário adverso a Westwing, referência em casa, decoração e lifestyle, conseguiu seguir na contramão e ampliar a sua receita no período.

Com o uso da solução proprietária baseada em Deep Learning da RTB House, fornecedora de tecnologias de marketing digital para as principais marcas e agências do Brasil e do mundo, a varejista cresceu 70% em receita anual e 81% na comparação mês a mês, sendo um dos poucos players do mercado a se destacar durante a Black Friday de 2022.

O desafio

A Black Friday é um dos momentos mais importantes do ano para a Westwing. Além de ser o período mais movimentado para o varejo brasileiro, a data tem grande foco em marcas de Casa & Decoração. Contudo, a edição de 2022 apresentou um elemento extra, uma vez que coincidiu com a semana de abertura da Copa do Mundo de futebol masculino e a estreia da seleção brasileira, o que dividiu as atenções dos consumidores.

Nesse cenário, o desafio para a Westwing era a busca por maior escala e receita para seus dois sites, mantendo suas metas de ROI em um setor de varejo altamente competitivo e em ritmo acelerado. Com esses objetivos, a RTB House e a marca trabalharam em estratégias inovadoras. A RTB House dividiu os produtos Westwing em duas frentes: categorias e períodos promocionais, criando banners dedicados altamente envolventes para campanhas de retargeting durante o mês de novembro, o que ajudou a impulsionar as vendas ao longo de todo o mês.

Isso só foi possível graças à tecnologia baseada em Deep Learning da RTB House, que permitiu maximizar conversões por meio da exibição de anúncios segmentados e personalizados voltados a prospects do último estágio do funil de vendas – ou seja, pessoas que estavam mais dispostas a realizar compras e que, portanto, tinham maior possibilidade de conversão.

“A parceria com a RTB House foi fundamental para aumentar a escala das campanhas de retargeting no WestwingClube e WestwingNow, nossos dois canais online. Além disso, nós observamos que nossa alocação de budget foi ainda mais eficaz, porque se refletiu em um crescimento de receita e ROI estável na comparação ano a ano, mesmo durante a Black Friday, o período mais desafiador e competitivo que temos no Brasil”, afirma Samantha Araujo, Head de Growth na Westwing.

“Em ambientes altamente competitivos, em conjunto com uma Black Friday desafiadora como a de 2022, o uso de soluções de Deep Learning em campanhas publicitárias é um grande diferencial, uma vez que eles são capazes de otimizar a veiculação dos anúncios desenvolvidos e em contextos relevantes para o indivíduo, utilizando o que há de mais avançado no ramo da Inteligência Artificial para prever a intenção do comprador”, afirma Caio Jacobino, country manager da RTB House no Brasil.

A Westwing opera por meio das Westwing Stores, e dois canais online: o WestwingClube, que apresenta opções de compras com uma curadoria exclusiva que traz diariamente novas campanhas, conteúdos e oportunidades que ficam no ar por tempo determinado, disponíveis apenas para clientes cadastrados; e o WestwingNow, plataforma aberta que também oferece curadoria especial, mas que apresenta produtos sempre disponíveis para compra, com prazo de entrega mais rápido e uma experiência mais prática e objetiva.

A marca opera no mercado brasileiro há doze anos e realiza uma curadoria inspiracional de produtos de nomes conceituados no mercado – como Le Creuset, Kitchenaid, Wolff, além de sua marca própria, a Westwing Collection. Em fevereiro de 2021, a Westwing tornou-se uma empresa de capital aberto na B3. A companhia trabalha com a RTB House desde 2020 para implementar campanhas de retargeting baseadas em Deep Learning.

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Written by: Lucas Nóbrega

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