fbpx

Conheça os melhores destinos para viajar no Dia Mundial do Chocolate

Conheça os melhores destinos para viajar no Dia Mundial do Chocolate

Brasil é o 6º maior produtor de cacau do mundo, mas cai para 44ª posição quando o assunto é consumo do doce

Celebrado mundialmente em 7 de julho, o Dia Mundial do Chocolate tem raízes no século XV, quando o produto chegou à Europa. No Brasil, as sementes de cacau desembarcaram em 1746. Atualmente, o Brasil é o sexto maior produtor de cacau, segundo dados do IBGE. Os estados do Pará e da Bahia juntos cultivam 95% do cacau brasileiro. Para se ter uma ideia, somente em 2023, a indústria nacional produziu 805 mil toneladas de chocolate, um aumento de 6% em comparação a 2022. Deste montante, 43 mil toneladas foram para exportação.

Apesar de ser um queridinho dos brasileiros, o país ocupa apenas o 44º lugar no ranking de consumo de chocolate a nível mundial. O Hurb, empresa de tecnologia que atua no mercado de turismo há 13 anos, aproveitou a data para trazer dicas de destinos perfeitos para chocólatras que queiram planejar a sua próxima viagem.

Ilhéus (BA)

Além de suas belas praias, Ilhéus é um destino obrigatório para quem deseja entender o ciclo do chocolate, desde a plantação de cacau até o doce final. Na Costa do Cacau e na Estrada do Chocolate, visitantes podem acompanhar todo o processo, incluindo a visita à primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste.

Belém (PA)

O Pará é o maior produtor de cacau do Brasil. Em 2023 o estado produziu mais de 150 mil toneladas de cacau, mantendo sua posição de liderança no mercado nacional. A capital, Belém, é famosa por suas lojas de chocolates artesanais, que utilizam ingredientes regionais como cupuaçu e açaí. A cidade abriga várias fábricas do doce onde os visitantes podem conhecer o processo de produção e participar de degustações.

Campos do Jordão (SP)

Conhecida pelo clima frio e influência europeia, Campos do Jordão oferece um charme especial para os amantes do chocolate. Diversas lojas especializadas em produção artesanal, como barrinhas, bombons e trufas, espalham-se pela cidade. A região também proporciona diversas atividades turísticas, como visitas a fábricas de chocolate, onde os turistas podem conhecer o processo de produção e participar de degustações.

Gramado (RS)

Este destino é um verdadeiro paraíso para os chocólatras, com mais de 30 fábricas de chocolate, sendo a maioria delas artesanais. A cidade proporciona um festival de sabores, onde os visitantes podem conhecer o processo de produção e se deliciar com as degustações oferecidas nas diversas lojas especializadas. Gramado combina turismo e gastronomia.

Zurique, Suíça

É impossível falar de chocolate sem mencionar a Suíça. Em Zurique, a fábrica da Lindt & Sprüngli abriga o maior museu de chocolate do mundo, oferecendo um passeio delicioso e informativo. A Bahnhofstrasse é o lugar para encontrar chocolates de alta qualidade dos melhores fabricantes no mercado internacional. A chocolateria Teuscher oferece chocolates artesanais que seguem receitas tradicionais sem aditivos químicos.

Os destinos mais fascinantes para os amantes do chocolate oferecem experiências únicas, que combinam turismo e gastronomia de maneira irresistível. Desde as plantações históricas de cacau na Bahia até as renomadas fábricas de chocolate na Europa. Para os amantes do cacau, essas viagens são verdadeiros banquetes para os sentidos, combinando história, cultura e, claro, muito sabor.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário