NEWSLETTER
Cia Ensaio Aberto apresenta nova exposição
Como parte da programação de 30 anos de luta, trabalho e resistência, a Companhia Ensaio Aberto realiza a exposição “História da Classe Trabalhadora Brasileira”. A abertura acontece no dia 10 de novembro e está disponível até dia 27 do mesmo mês, no Armazém da Utopia.
Com direção de Luiz Fernando Lobo, História da Classe Trabalhadora Brasileira aprofunda-se no processo de formação do proletariado brasileiro, através da análise dos principais ciclos industriais do século XX e das greves históricas brasileiras; na crítica de Marx para as lutas operárias e ainda, nas novas facetas do capital presentes nos processos contemporâneos de “uberização” do trabalho.
Na exposição, 15 atores retratam essa história do ponto de vista do trabalhador, por meio de uma série de intervenções teatrais, mesclando as artes visuais, as artes cênicas, a música, a literatura, instalações multimídia e o cinema. Além da presença dos atores, são representados ao longo das salas, os momentos históricos dos períodos como os ciclos de industrialização das eras Vargas e JK, as encruzilhadas geradas pelo golpe civil-militar de 1964 que criaram o cenário para as greves do ABC no final dos anos 1970 e o nascimento do novo sindicalismo.
“É muito simbólico realizar essa exposição no momento em que esse grande armazém centenário está em obras, com 40 operários trabalhando no restauro, reforma e construção do novo Armazém da Utopia. Arte e realidade em diálogo”, reflete a produtora Tuca Moraes.
O Armazém da Utopia conta com acessibilidade arquitetônica e intérprete de libras em 3 sessões. A exposição é viabilizada pelo Ministério da Cultura, da Secretaria da Diversidade Cultural | História da Classe Trabalhadora Brasileira – Uma Exposição – Termo de Fomento – Plataforma Transfere Gov nº 898711/202.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER