fbpx

Projeto Polos HUB abre inscrições para curso gratuito EAD

Projeto Polos HUB abre inscrições para curso gratuito EAD

Projeto liderado pela empresa Coeficiente Artístico e o Oi Futuro promove intercâmbio

museológico e formação para profissionais de museus

Período de inscrição das 10h do dia 08/03 às 23h59 do dia 10/03

Rio de Janeiro, Março de 2023 – O projeto Polos Hub abre inscrições para curso gratuito a distância que o programa de intercâmbio museológico e qualificação de profissionais de museus e instituições culturais irá oferecer ao longo do ano. O público geral terá a oportunidade de se capacitar em Estratégias de Sustentabilidade para Equipamentos Culturais com os consultores e pesquisadores culturais Lia Baron e Marcelo Velloso. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis on-line: [link]

O curso a distância com abrangência nacional se inicia em 20 de março e oferece a 15 alunos selecionados a oportunidade de aprender estratégias de gestão financeira, potenciais fontes de captação de recursos, mecanismo de receitas e despesas em espaços culturais. Os módulos também oferecem um panorama sobre instrumentos como editais, leis de incentivo, patrocínios e fundos e associações.

Com duração de 30 dias, as aulas e atividades são feitas pelos alunos sob demanda com direito ao certificado na conclusão. Podem participar educadores, professores, estudantes, pesquisadores, profissionais que atuam em museus e espaços culturais e demais pessoas interessadas no tema de todo o território nacional.

Sobre Lia Baron

Consultora, gestora e pesquisadora. Foi Subsecretária de Cultura dos municípios do Rio e de Niterói. Trabalhou no Ministério da Cultura e na FUNARTE. Sua atuação é voltada para a formulação, planejamento e implementação de programas e políticas culturais, com ênfase em fomento e investimento. É coorganizadora da coleção de livros A ponte (Cátedra UNESCO de Gestão Cultural/Niterói Livros). Tem experiência em consultoria para internacionalização da cultura brasileira pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). É membro da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão (Fundação Casa de Rui Barbosa). É professora da Pós-Graduação em Gestão e Produção Cultural da FACHA. Foi professora de Produção Cultural no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). É doutora em “Literatura, Cultura e Contemporaneidade” (Puc-Rio) e mestre pelo Programa “Crossway in European Humanities” (União Europeia), tendo realizado estágios em Portugal, Itália e França. É graduada em jornalismo (UFF).

Sobre Marcelo Velloso

Consultor, professor e gestor de políticas públicas de cultura e economia criativa. Possui experiência profissional em planejamento e gestão nos setores público, privado e em organismos internacionais. Foi diretor geral do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (2017-2020); subsecretário de economia criativa da Prefeitura de Niterói (2021-2022); trabalhou na governança dos Jogos Olímpicos Rio 2016 como Superintendente de Cultura, Eventos e Turismo da Autoridade Pública Olímpica (2014-2016); integrou a equipe do Ministério da Cultura onde foi Coordenador Geral responsável pelo Sistema Nacional de Cultura (2011) e Chefe da Representação Regional no Rio de Janeiro e Espírito Santo (2012-2014); esteve à frente da gestão municipal de cultura em Niterói como Subsecretário (2007-2008) e Secretário (2008); e trabalhou na assessoria de Cultura da UNESCO (2002). É professor do Programa de MBA em Gestão e Produção Cultural da UniCarioca (desde 2022) e foi Professor de Planejamento Cultural na UFF (2007-2008). É mestre em Gestão da Economia Criativa (ESPM), especialista em Gestão de Políticas Culturais (Observatoire des Politiques Culturelles de Grenoble) e Produtor Cultural (UFF).

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário