fbpx

Certificação ISO 9001 e a qualidade de laudos dos exames

Certificação ISO 9001 e a qualidade de laudos dos exames

A obtenção da certificação por um serviço de diagnóstico por imagem indica a busca constante por aprimoramento, qualidade, eficiência operacional e a satisfação do paciente

A central de laudos da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) renovou a certificação ISO 9001, que atesta a gestão de qualidade deste processo, conferindo segurança às informações emitidas aos pacientes. Esta é a segunda acreditação na norma, sendo que a primeira foi conquistada em 2020, com validação feita anualmente. Com base nesta norma, foram avaliados itens fundamentais da rotina da FIDI, como contexto da organização; liderança; planejamento; apoio; operação; avaliação de desempenho e gestão de melhoria.

“A ISO 9001 é uma acreditação internacional que verifica a padronização e a qualidade dos processos. Sobre uma empresa de diagnóstico de imagem que possui esta acreditação, entende-se que todo o desenvolvimento dos laudos até a sua entrega aos pacientes está em acordo com o que é exigido pela norma. Somos acreditados ininterruptamente desde 2020, com renovações periódicas todos os anos para obtermos certificados com validade de dois anos”, ressalta Vanessa Carvalho, superintendente de Operações da FIDI.

A jornada da FIDI até a certificação ISO 9001 envolveu a revisão do processo de telerradiologia, após a contratação de consultoria especializada. Posteriormente, foram alinhados todos os processos da central de laudos para etapa final de avaliação externa. “A certificação é um diferencial competitivo para a FIDI e garante a qualidade para os clientes, impactando positivamente todas as unidades de atuação da empresa”, reforça Vanessa Carvalho, superintendente de Operações da FIDI.

Ela acrescenta a importância de encarar as certificações não apenas como um objetivo final, mas como um processo contínuo de aprimoramento. “É a chave do sucesso para qualquer empresa que deseje oferecer o melhor em cuidados de saúde”, afirma. Em longo prazo, a certificação também pode abrir portas para novas oportunidades de mercado e parcerias à FIDI, consolidando ainda mais a reputação da empresa no competitivo setor de saúde.

Telerradiologia – A FIDI tem trabalhado para ampliar o alcance da telerradiologia. Atualmente, 76% dos resultados de exames emitidos pela FIDI usam esta tecnologia. Os exames de ultrassonografia não podem utilizar deste recurso, pois são realizados pelo médico in loco. Por telerradiologia, a FIDI emite laudos dos exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética, raios-x, mamografia e densitometria óssea. O objetivo da empresa é aumentar todos os anos a capacidade de laudos emitidos por telerradiologia em 1%, ultrapassando os atuais 14 mil/dia.

Sobre a FIDI
Fundada em 1985 por médicos professores integrantes do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina – atual Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) –, a FIDI é uma Fundação privada sem fins lucrativos que reinveste 100% de seus recursos em assistência médica à população brasileira, por meio do desenvolvimento de soluções de diagnóstico por imagem, realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão médico-científica, ações sociais e filantrópicas. Com 2.065 colaboradores e um corpo técnico formado por mais de 400 médicos, a FIDI está presente em 80 unidades de saúde nos estados de São Paulo e Goiás, e é a maior prestadora de serviços de diagnóstico por imagem do SUS, realizando aproximadamente 5 milhões de exames por ano, entre ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, raios-X e densitometria óssea. Com soluções customizadas em diagnóstico por imagem, a FIDI oferece serviços de Telerradiologia, Gestão Completa e Consultoria.

A Fundação também trabalha na proposição de soluções inovadoras para a saúde pública, como o sistema de análise de imagens de tomografia computadorizada por inteligência artificial, e participou da primeira Parceria Público-Privada de diagnóstico por imagem na Bahia. Por duas vezes, a FIDI recebeu o prêmio Referências da Saúde 2019 e 2020, na categoria Qualidade Assistencial, e por três vezes foi medalhista em desafios internacionais de aplicação de inteligência artificial no diagnóstico por imagem, propostos na conferência anual da Sociedade Norte-Americana de Radiologia, considerado o maior congresso do setor no mundo. Ao final de 2020, a Central de Laudos da FIDI obteve a certificação ISO 9001:2015 de Gestão da Qualidade, pela International Organization for Standardization e, em 2021, recebeu o selo de “Excelente Empresa Para se Trabalhar” (GPTW).

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário