fbpx

Fuga de milionários do Brasil

Fuga de milionários do Brasil

pexels-karolina-grabowska-4968668

Pesquisa aponta um êxodo de três mil pessoas com patrimônio superior a US$ 1 milhão nos últimos dois anos em busca de qualidade de vida e segurança

Em busca de melhor qualidade de vida, segurança, limpeza, acesso a serviços de saúde e educação, muitos brasileiros de alta renda têm optado por migrar com a família para outros países, a exemplo dos Estados Unidos e Portugal. No comparativo do primeiro quadrimestre de 2023 e 2024, foi registrado um incremento em 45% na quantidade de emissões de green cards para profissionais brasileiros qualificados. Foram 497 vistos EB-1 e EB-2 no ano passado e 722 este ano.

Além disso, pesquisa da consultoria especializada Henley & Partners, aponta que em 2024 o Brasil será o sexto país com maior número de milionários migrando para outros países. O levantamento indica que 800 brasileiros com patrimônio superior a US$ 1 milhão deixarão o país. Este dado coloca o Brasil atrás apenas de China (15,2 mil pessoas), Reino Unido (9,5 mil), Índia (4,3 mil), Coreia do Sul (1,2 mil) e Rússia (mil).

Os Estados Unidos esperam receber 3,8 mil milionários e Portugal 800 com a migração em 2024. Atualmente, o país americano soma mais de 5,5 milhões de milionários, enquanto o Brasil contabiliza 82,4 mil pessoas nessa faixa de renda, incluindo ainda 25 bilionários.
Nos últimos dois anos, o Brasil registrou um êxodo significativo de milionários, totalizando três mil pessoas. O dado chama ainda mais atenção, quando a consultoria sinaliza ainda que o país foi o que mais perdeu milionários entre 30 nações no período de 2013 a 2023, atrás apenas da Nigéria.

Nos Estados Unidos, além das possibilidades de internacionalização de negócios de sucesso no Brasil com a implantação de novas unidades no exterior, os brasileiros de alta renda encontram no país americano um campo muito promissor para atuação profissional em várias áreas, a exemplo de tecnologia da informação, saúde, direito, sustentabilidade e energias renováveis. Imigrantes brasileiros com formação nessas áreas e habilidades técnicas relevantes comprovadas podem encontrar boas oportunidades em empresas americanas bem como se beneficiar com o visto EB-2 NIW (profissionais com habilidades diferenciadas e carreiras de sucesso).

Segundo o advogado licenciado nos Estados Unidos Vinícius Bicalho, que trabalha com migração legal de profissionais qualificados, é possível encontrar boas oportunidades e remunerações em todas as áreas e estados americanos. “A economia pujante, a expansão das empresas, negócios e investimentos na América proporciona a abertura de novos postos de trabalho. Além disso, por toda a qualidade de vida e segurança, é incontestável a mudança de vida que os Estados Unidos oferece aos cidadãos que decidem migrar legalmente”, comenta.

Expertise – A Bicalho Consultoria Legal é uma empresa com ampla experiência em processos migratórios para os Estados Unidos, com escritórios no Brasil, em Portugal e nos EUA. Oferece soluções para empresas e empreendedores e profissionais liberais, que englobam assessoria jurídica, consultoria nas áreas empresarial, tributária e trabalhista e planejamento patrimonial, auxiliando a internacionalizar negócios e carreiras. Conta com um corpo experiente e multidisciplinar de profissionais. Mais informações disponíveis no site bicalho.com e nas redes sociais: @bicalhoconsultoria (Instagram), @BicalhoConsultoriaLegal (YouTube) e Bicalho Consultoria Legal (Facebook).

Segue abaixo o ranking dos 10 maiores fluxos de saída de milionários:
• China: 15.200
• Reino Unido: 9.500
• Índia: 4.300
• Coreia do Sul: 1.200
• Rússia: 1.000
• Brasil: 800
• África do Sul: 600
• Taiwan: 400
• Nigéria: 300
• Vietnã: 300

 

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário