NEWSLETTER
Mercado promissor resulta na criação do maior aplicativo de exercícios físicos da América Latina
Após criar o seu próprio aplicativo de treinos o “ETN”, o personal Norton Mello agora passa a também integrar a plataforma da WEBURN e somando as forças os dois contam com mais de 400 mil assinantes
De acordo com dados levantados pela Pew Research Center (PRC), em 2021 o mercado de aplicativos foi o responsável por movimentar algo em torno de 6,3 trilhões de dólares no Mundo. Os dados ainda mostraram que o Brasil é uma das grandes potências a serem exploradas neste cenário, após ter ficado com o segundo lugar no ranking de países que registraram o maior crescimento no mercado de aplicativos, ficando atrás apenas da Indonésia.
A Pew Research Center é uma “think tank” que fica em Washington DC (EUA), que fornece informações sobre comportamentos e tendências que moldam os Estados Unidos e o Mundo. No mesmo estudo relacionado ao crescimento dos aplicativos, a PRC ainda mostra que no Brasil os smartphones estão presentes na vida de 60% dos adultos. O país ainda tem a vantagem de possuir alguns dos melhores desenvolvedores de aplicativos, além de contar com uma importante aliada, às redes sociais, que acaba sendo uma ferramenta de networking para os empreendedores brasileiros e contribui para que muitos desses aplicativos ganhem força.
E fazendo um recorte específico, também encontramos um outro setor em ascensão, o do “mercado fitness”, que vem crescendo exponencialmente e ditando tendências principalmente no pós-pandemia, onde cuidar do corpo e da saúde física e mental, passou a ser visto com mais atenção. Vale lembrar que trata-se de um mercado que vai além das academias, engloba empreendimentos e iniciativas voltados à saúde e ao bem-estar como um todo. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, já existem mais de 6 mil franquias relacionadas à vida saudável no Brasil. E em tempo de “delivery” e “atividades remotas”, a tecnologia também acabou se tornando uma grande aliada do mercado fitness.
De personal a empresário de sucesso
Tendo uma vida toda construída em torno do esporte e do universo fitness de forma geral, o personal Norton Mello não poderia ser melhor exemplo do quanto a união destes dois mundos: o mercado de apps e o fitness, pode dar muito certo. Norton é formado em educação física e foi atleta profissional de futebol, com passagem pela base do São Paulo FC, onde atuava ao lado de Kaká, seu amigo de infância, que posteriormente tornou-se também um de seus clientes, já que na sua carreira como personal também passou a ser conhecido por transformar o corpo e a saúde de vários famosos. E indo na contramão de boa parte dos negócios, foi no período de pandemia que ele viu surgiu ainda uma outra oportunidade, tornando-se um empreendedor de sucesso.
Já sendo um usuário frequente das redes sociais, com a chegada da pandemia em 2020, após se ver impossibilitado de ir até as pessoas para desenvolver o seu trabalho como educador físico, Norton teve a ideia de passar a usar o seu perfil pessoal de Instagram para dar continuidade nos trabalhos.
“Comecei a fazer lives gratuitas para todos os meus seguidores treinarem em casa, enquanto as academias estavam fechadas. E o meu trabalho foi tão bem aceito, que de forma orgânica eu consegui reunir em uma única live 30.700 pessoas, treinando ao vivo simultaneamente, o que me fez entrar para o livro dos recordes, como a maior LIVE FITNESS no Instagram”, relembra o personal.
A live que o colocou no livro dos recordes serviu também para que ele enxergasse a possibilidade de empreender em um novo negócio o que fez com que em 2021, contando com a parceria do empresário Juninho Brum da agência VNOVE, passassem a oferecer um programa privado, só para assinantes por um valor médio de R$49,90 mensais, dentro do próprio Instagram. Nesse programa eram oferecidos treinos, programas e lives inéditas e Norton chegou a contar com mais de 11.400 assinantes mensais, que o fizeram atingir mais de R$ 5 milhões em vendas em menos de 12 meses.
“Um ano depois de darmos o start neste novo projeto ainda utilizando a plataforma do Instagram, após sentir a boa aceitação e a fidelidade do público, sentimos a necessidade de profissionalizar ainda mais o trabalho e percebemos que era o momento de investir no meu próprio aplicativo fitness, o ETN – Eu Treino com o Norton. E esse novo passo não só deu certo, como em menos de um ano chegamos ao número de mais de 10 mil pessoas impactadas pelo ETN, com o app batendo a marca de R$ 10 milhões em vendas”, explica o personal e empresário.
Norton soube “surfar” tão bem a onda das novas tendências do mercado, que acabou chamando a atenção de outras grandes marcas ligadas ao público fitness. Ele relembra que ao longo do caminho chegou a receber algumas propostas, mas foi somente há alguns meses que uma delas chamou sua atenção e o fez dar mais um importante passo. E foi usando da mesma ferramenta onde deu os seus primeiros passos, seu Instagram, que ele fez uma live para comunicar a fusão do seu aplicativo ETN com uma outra gigante do fitness, a plataforma da WEBURN.
Fundada em 2014, a WEBURN é a primeira empresa de atividade física, nutrição, saúde e bem-estar e atualmente considerada o maior “streaming fitness do país. Com conteúdos que vão desde treinos práticos a aulas teóricas e dietas, a plataforma conta com uma ampla rede de profissionais, sendo que boa parte deles têm em comum a popularidade com o público principalmente no meio virtual. E com o anúncio da fusão, Norton que só no Instagram soma mais de 740 mil seguidores, passará também a fazer parte dessa lista de colaboradores.
A WEBURN, recentemente foi comprada pela H.I.G. – empresa global de investimentos de capital privado e ativos alternativos. E após essa transição, onde recebeu um grande aporte do fundo americano, a marca que já estava de olho em Norton há um certo tempo por enxergar um grande potencial no trabalho que ele vinha fazendo, entrou em contato com a proposta de fazer a aquisição do seu aplicativo. A expectativa é que essa fusão resulte no maior app da América Latina voltando para o fitness online, com mais de 400 mil assinantes.
Após meses de negociações, eles concluíram a fusão, entre ETN e WEBURN, com a figura de Norton Mello a frente deste novo negócio, na expectativa de atrair um número cada vez maior de assinantes e adeptos que estão na busca de ter mais saúde, disposição, qualidade de vida e longevidade através da atividade física online e a qualquer hora do dia.
O personal e empresário comemora o novo passo: “Acredito que essa fusão venha para me consolidar cada vez mais no mercado fitness online e trazer algo totalmente inédito para o público que busca saúde e mais qualidade de vida”.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER