NEWSLETTER
Saúde feminina: Nutricionista ressalta o quanto escolhas saudáveis oferecem nutrientes que auxiliam em diversas situações, como prevenção de doenças, menopausa e TPM
A saúde da mulher ganha destaque no mês de outubro com as campanhas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero. O holofote sobre a causa é importante também para ressaltar demais cuidados com o corpo, como a alimentação, que pode amenizar desconfortos e, especialmente, contribuir para a melhora da qualidade de vida. É o que alerta Bruna Pavão, consultora nutricional da linha de snacks saudáveis Cuida Bem.
Diversos alimentos podem ser considerados aliados à saúde feminina, considerando que esse público tem demandas específicas, principalmente no que diz respeito ao perfil hormonal e reprodutivo. “Todas as pessoas devem considerar o equilíbrio na alimentação, consumindo em boa quantidade frutas, verduras, legumes, cereais integrais, proteínas e gorduras boas. Mas, pensando nas fases da vida, existem alguns nutrientes que ganham destaque quando o assunto é o público feminino”, afirma a nutricionista.
Um exemplo é a TPM (tensão pré-menstrual). Na última fase do ciclo menstrual (fase lútea), ocorre uma diminuição na serotonina circulante, responsável pela sensação de bem-estar, por isso, o interessante é consumir alimentos ricos em triptofano e tirosina, que contribuem para a síntese de serotonina. Peixes, cereais integrais, ovos, amendoim, castanhas, banana e leite integram a lista.
Inclusive, os snacks saudáveis da Cuida Bem, que tem diversas opções sem açúcar, com boa quantidade de gorduras insaturadas, fibras e outros nutrientes, podem ser consumidos com o objetivo de ajudar na promoção do bem-estar durante a TPM. Com relação ao inchaço presente nesse período, as recomendações incluem a ingestão de água em boa quantidade, exercício físico e baixo consumo de açúcares e sal. “No entanto, é importante lembrar que os alimentos sozinhos não são capazes de controlar completamente a sintomatologia. É necessário ter o acompanhamento profissional”, ressalta Bruna.
Já alimentos com potencial antioxidante, anti-inflamatório e compostos bioativos podem contribuir para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Apesar de nenhum alimento isoladamente ser capaz de extinguir as possibilidades de um tumor, a alimentação saudável ajuda a prevenir doenças. Um estudo realizado pelo British Medical Journal, segundo a especialista, mostra que o consumo de peixes, considerando a ingestão de duas porções na semana de atum, salmão ou sardinha, ajuda a reduzir o risco do câncer de mama, uma vez que são carnes com gorduras insaturadas, potenciais anti-inflamatório.
O consumo de brócolis, couve e repolho, por sua vez, por terem boas quantidades de vitamina C, carotenóides, precursores de vitamina A, fibras, cálcio e ácido fólico (vitamina B9), pode auxiliar na eliminação de substâncias tóxicas que induzem ao câncer. Outro ponto de atenção é evitar alimentos ricos em gordura saturada e trans, como frituras, hambúrgueres e laticínios integrais. Bruna pontua que “todos eles possuem uma quantidade de gordura mais exacerbada, o que pode favorecer o desenvolvimento de diversas doenças, como câncer”.
Menopausa
A menopausa é a condição na qual a mulher sai do período fértil e tem como principal sinal a interrupção do ciclo menstrual. Nessa fase, ocorrem diferentes processos hormonais e fisiológicos que trazem algumas questões específicas, como diminuição da densidade óssea, alteração nos lipídios, menor produção de colágeno, ondas de calor, irritabilidade, entre outros fatores. E alguns alimentos podem contribuir para a qualidade de vida das mulheres que estão passando por esse período.
São exemplos: cacau, rico em polifenóis, que pode ajudar no controle do estresse; leite e derivados, pela quantidade de cálcio; ovos, que são ricos em vitamina A, D e proteínas; peixes fontes de ômega 3, pois são anti-inflamatórios e podem ser positivos para o manejo da alteração lipídica; entre outros micronutrientes, como vitamina E, C e triptofano, que são antioxidantes e contribuem com o bem-estar.
Beleza
O cabelo e a pele são duas questões recorrentes dentro do universo feminino, e a busca por soluções para problemas como queda de cabelo, alopecia, unhas quebradiças, acne e pele seca/oleosa também esbarra no contexto nutricional, explica Bruna. “Entre os nutrientes que se destacam como benéficos para a beleza e estética estão o colágeno, a biotina – encontrada principalmente nas gemas de ovos e castanhas –, a vitamina C, o Ômega 3 e o resveratrol, um excelente antioxidante presente principalmente nas uvas.”
Nutrientes na saúde da mulher
A consultora nutricional separou ainda quatro importantes nutrientes para a saúde feminina e suas principais fontes na alimentação.
Conheça também:
Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER