fbpx

Instituto Oldemburg realiza ações com foco na literatura

Instituto Oldemburg realiza ações com foco na literatura

A comemoração marca a posse da nova diretoria/conselho e
calendário das atividades de 2023

16 de março – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

Março de 2023, Rio de Janeiro – O Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, que promove cultura e literatura, realiza a comemoração dos seus 20 anos com várias ações ao longo de 2023. Ainda este mês será lançado o calendário de atividades deste ano com foco na região do Maranhão e apresentação da nova diretoria e conselho realizado no dia 16 de março, na sede localizada na Barra da Tijuca.

Expandir os horizontes além do sudeste para levar e trocar bagagem cultural para outras regiões do Brasil é o lema da nova Diretora Presidente, Cristina Oldemburg: “Eu consegui entender como o livro é importante para as pessoas em seu dia a dia, principalmente para quem tem pouca acessibilidade em lazer. Nós, produtores culturais, que fazemos cultura, temos que sair da nossa zona de conforto, partir para dentro do Brasil e levar aquilo que nós aprendemos aqui no Rio de Janeiro”
Tudo começou com o legado de Wanda Oldemburg, mãe de Cristina Oldemburg, professora de escola pública e realizadora de ações em comunidades. A carência de cultura e lazer em regiões de vulnerabilidade sempre foi o foco das atividades de Wanda. Visionária, realizava eventos no colégio em que trabalhava até transformar a biblioteca e os livros em instrumentos de interação, o que deu origem ao Instituto Oldemburg e ao projeto Sala de Leitura.
Em 2023, com a comemoração de seus 20 anos, o Instituto celebra, principalmente, a implantação de mais de 900 Salas de Leitura em 500 instituições públicas, hospitais, presídios e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em 24 estados brasileiros, e a capacitação de 400 agentes de leitura.

Desde 2003, o projeto já mobilizou um acervo com mais de 900 mil livros não didáticos de literatura brasileira e estrangeira, infantojuvenil entre outros assuntos. A cada nova Sala de Leitura, a iniciativa estimula a contratação de mão de obra local, a revitalização de espaços públicos, a capacitação de agente de leitura e humanização do atendimento em saúde e assistência social.

Sobre o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento

Instituto Oldemburg de Desenvolvimento é uma entidade voltada para o desenvolvimento comunitário através de ações focadas na valorização da escola como catalisadora do engajamento da sociedade e no livro como ferramenta de promoção da cultura, da inclusão social e da conquista de autonomia e prosperidade para as regiões atendidas por seus projetos.

A disseminação do hábito de leitura que o Instituto consolidou a sua vocação maior, viabilizando através da expansão do Projeto Sala de Leitura que escolas e instituições públicas recebessem doações de acervos para formação de espaços de leitura comunitários. Esse é hoje o projeto central do Instituto Oldemburg com grande ênfase no treinamento e instrumentalização dos agentes de leitura para que esses espaços sejam um legado vivo no incentivo ao hábito de ler para todas as idades.

Além do Projeto Sala de Leitura, fazem parte da história do Instituto, iniciativas inovadoras e memoráveis como a primeira Parceria Público Privada (PPP) da cidade do Rio de Janeiro: o projeto da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, que contou com o Citibank como patrocinador em ação idealizada e administrada por mais de dez anos pelo Instituto e interrompida em 2006 pelas obras do metrô no local. Ainda hoje, esse modelo é um desafio para os governos e uma solução viável para a valorização dos espaços públicos.

O Instituto também foi responsável pela criação e gestão do Espaço Cultural Constituição, localizado no coração da cidade do Rio de Janeiro, próximo à Praça Tiradentes, que promovia jovens talentos na música e nas artes com programação permanente de apresentações, concursos e cursos.

Calendário

O calendário de ações foi especialmente desenvolvido com foco em regiões de vulnerabilidade no Maranhão, no município de Imperatriz, e no Pará, nos municípios Abaetetuba e Cametá. As ações vão ocorrer ao longo do ano.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário