NEWSLETTER
Nova língua pode desenvolver habilidades socioemocionais
A aprendizagem significativa também pode estar no ensino de línguas, como o inglês. Desenvolver habilidades socioemocionais nas crianças e nos jovens deve ser o foco do educador, em todas as disciplinas
Aprendizagem significativa nada mais é que a combinação de conhecimentos novos com conhecimentos já adquiridos ao longo da vida, relacionando o conteúdo aprendido com vivências anteriores. Desta forma, “a aprendizagem aumenta à medida que os conhecimentos previamente adquiridos são reaproveitados e ressignificados”, explica Claudia Peruccini, gerente pedagógica da Red Balloon.
A aprendizagem significativa está, então, diretamente ligada à aquisição de habilidades socioemocionais e à mentalidade de crescimento. Por meio de atividades práticas e de reflexão, os estudantes são estimulados a encontrar incentivos dentro de si para colocar em prática o que aprenderam. É o momento no qual se sentem confortáveis para falar sobre suas emoções, sentimentos e sensações. Além disso, eles têm a oportunidade de pensar e avaliar o próprio progresso em diferentes momentos, enxergando erros como oportunidades para aprender algo novo.
Mas, como relacionar tudo isso ao ensino da língua inglesa? Para que isso aconteça, o professor precisa estabelecer uma conexão com sua turma, conhecer muito bem o interesse de seus alunos e levar temas que os motivem a participar utilizando vocabulários e estruturas adequados ao seu nível. Trabalhar a resolução de problemas, tomada de decisão e reconhecer o esforço da turma e de cada estudante são ótimas estratégias para manter os alunos motivados e participativos, preservando o interesse e a paixão por estudar e aprender.
Fazer tudo isso em inglês é um ganho enorme para os alunos. “Quando a criança desenvolve habilidades como autonomia, autorregularão, mentalidade de crescimento e confiança abre-se uma avenida de oportunidades para a aprendizagem do inglês”, relata Peruccini.
Vamos falar dos benefícios desse tipo de aprendizagem?
• Tornar o conteúdo mais interessante para o aluno;
• Compreensão e entendimento da matéria ensinada, já que ele consegue relacioná-la com outros aspectos da vida;
• Ampliar as janelas de aprendizagem e aplicar o que aprendeu em contextos variados;
• Além de aprender, o aluno se sente mais confiante e seguro para tomar decisões no seu dia a dia.
Pensando nisso, a Red Balloon criou o projeto “Ballooners Mindset” para que seus alunos tenham um aprendizado para além da sala de aula, mantendo a vontade de aprender dos estudantes e trazendo atividades práticas e reflexivas, usando o inglês como meio de comunicação para desenvolver habilidades socioemocionais.
“O projeto favorece o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como a automotivação e a autorregulação, criando uma cultura na qual se valoriza o esforço, o encorajamento e a empatia” diz Claudia. Assim, os Ballooners não saem da sala de aula somente com o aprendizado do idioma, mas com muito lições que serão levadas para a vida.
Sobre a Red Balloon English Solutions (www.rbenglishsolutions.com.br) – Presente em mais de 50 instituições brasileiras e com mais de 6.000 alunos, a Red Balloon English Solutions oferece soluções educacionais para o ensino de inglês dentro da escola. As instituições têm acesso a um currículo personalizado, com práticas inovadoras, e suporte pedagógico e tecnológico. Voltada para crianças e adolescentes, sua metodologia envolve uma história de mais de 50 anos de sucesso e reconhecimento, ambos frutos de um aprendizado lúdico, que utiliza a língua como instrumento para formar cidadãos globais e bilíngues.
Mira Comunicação
Juliana Miranda
Nathalia Di Oliveira
Yolanda Drumon
Renata Tomoyose
Bárbara Souza
Cel. (11) 9 9266-7681
pautas@miracomunica.com.br
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER