NEWSLETTER
Seis cuidados essenciais com a pele durante o outono
O outono já chegou e, com ele, as mudanças na rotina de skincare. As temperaturas mais amenas e o tempo seco, características típicas da estação, exigem cuidados mais específicos e direcionados para manter a saúde e beleza da pele. Sem a devida atenção, ela pode ficar ressecada, opaca e com um aspecto envelhecido. Dessa forma, os cuidados especiais tornam-se indispensáveis para prevenir o envelhecimento e evitar problemas futuros.
Pensando nisso, a Dra. Fayruss Costa, dermatologista da PELE face, clínica dermatológica de conceito inovador, dos sócios João Appolinário – presidente e fundador da Polishop, além de “tubarão” do Shark Tank Brasil – e Fernando Costa – criador do Grupo PELE, líder no Brasil na área de rejuvenescimento facial associado à tecnologia -, aborda sobre seis cuidados essenciais para manter a pele facial e corporal saudável e bonita durante a estação. Confira quais são eles, a seguir:
1. Use sabonetes hidratantes e calmantes
Uma consequência comum da troca de estações é a mudança no tempo. No outono, geralmente, o ar fica mais frio e seco, fazendo com que a pele resseque e perca sua camada natural de proteção com mais facilidade. Dessa forma, a principal recomendação é evitar desgastá-la e, por isso, o uso de sabonetes faciais/corporais líquidos hidratantes é ideal. “No Brasil, é comum uma pele mais oleosa e costuma-se utilizar sabonetes mais agressivos para ter a sensação de pele com efeito mais ‘matte’, seca e confortável, só que no outono, a pele já resseca mais. Por isso, é importante conversar com um dermatologista para ajustar o tipo de sabonete que vai ser utilizado no rosto e no corpo durante a estação”, complementa a especialista.
2. Aumente a hidratação
Por se tratar de uma época mais seca, é preciso buscar formas alternativas de compensar a falta de hidratação e, por isso, os cosméticos tornam-se uma opção muito bem-vinda. De acordo com a médica, cremes rejuvenescedores à base de vitamina C, antioxidantes e produtos que possuam ácido hialurônico e niacinamida em sua composição são ótimos, pois possibilitam uma hidratação mais potente e profunda da pele. “Deve-se evitar o uso excessivo de cosméticos com ácidos mais fortes, que podem descamar a pele, deixá-la mais sensível e causar irritação, por conta do tempo mais seco. Além disso, a hidratação precisa ser redobrada, principalmente se você está usando ácidos no skincare”, explica Fayruss.
3. Evite banhos muito quentes
No outono, muitas pessoas começam a tomar banhos mais longos e quentes e a prática pode causar alguns danos à pele. “A temperatura elevada da água, somada à característica específica da própria estação, pode fazer com que a pele, do corpo todo, fique mais ressecada e sensível, provocando a sensação de repuxamento e um aspecto envelhecido. Então, para evitar esse desconforto, opte por banhos mais mornos e uma hidratação adequada para o seu tipo de pele”, recomenda.
4. Acrescente na rotina outras opções de hidratantes
Algumas opções interessantes para quem não gosta de usar cremes com perfume ou não se sente à vontade com a sensação do hidratante na pele, são os hidratantes e óleos de banho. “Esses são produtos fáceis e rápidos de utilizar, os quais podem ser facilmente aplicados durante ou logo após o banho”, recomenda a dermatologista. “Além disso, esses cosméticos estão disponíveis em diversos tipos, marcas e fragrâncias, então, não deixe de analisar as várias opções e escolha a melhor para manter sua pele hidratada durante o outono”, completa.
5. Continue usando filtro solar
Por mais que o sol não seja mais tão frequente nesta época do ano, a aplicação de protetor solar deve continuar sendo um dos passos indispensáveis na rotina de skincare. “A pele continua necessitando de proteção, mesmo que a incidência de raios ultravioletas seja menor, por isso, é recomendado o uso de filtro solar, para evitar o envelhecimento da pele e acrescentar uma camada extra de hidratação”, comenta.
6. Adapte a rotina de skincare e consulte um dermatologista
Por fim, uma das dicas mais importantes, segundo a médica, é a adaptação da rotina de skincare, sendo esta uma recomendação válida, independente das estações do ano. “Nessa fase, é interessante que se ajuste à rotina de skincare, utilizando produtos mais hidratantes e que ressecam menos a pele. Geralmente, é necessário trocar os sabonetes e cremes, além do filtro solar, que precisa ter uma cosmética mais hidratante, para auxiliar a pele nesse período. Então, é importante sempre ter a orientação do dermatologista, pois ele saberá indicar os melhores produtos e cuidados para cada tipo de pele”, finaliza a médica.
No que diz respeito a tratamentos estéticos, a médica ainda dá uma dica extra: “Os lasers podem ser utilizados com mais frequência nesse período, devido à menor incidência solar, o que faz com que se consiga ter, também, uma recuperação melhor. Além disso, tratamentos como preenchedores, toxinas e bioestimuladores também são indicados nessa fase do ano”, finaliza a Dra. Fayruss.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER