NEWSLETTER
Estratégia de afiliados fortalece PMEs
Pequenas e médias empresas (PMEs) estão investindo em programas de afiliados a fim de alcançar nichos de mercado no e-commerce e impulsionar o faturamento. De acordo com o estudo anual sobre e-commerce e o empreendedor brasileiro feito pela Nuvemshop, em 2022, as PMEs faturaram R$ 2,7 bilhões no ambiente online. O valor é 17% maior que o registrado no ano anterior, que somou cerca de R$ 2,3 bilhões.
A estratégia utilizada por marcas conhecidas, com grande fluxo de clientes e variedade de produtos ou serviços também está sendo utilizada pelas PMEs e têm atraído afiliados para aderir às campanhas. Segundo o head da Admitad Brasil, Caiki Flaeschen, lojas de segmentos específicos, de pequeno e médio porte, oferecem vantagens como flexibilidade, exclusividade e melhor posicionamento de mercado aos afiliados.
Com faturamento anual de até R$4,8 milhões e número de funcionários de até 99 pessoas, as PMEs têm, na maioria das vezes, lojas ou serviços online de nicho. “Em geral, elas costumam vender produtos ou serviços específicos, ter público-alvo restrito e gestores que buscam aumentar as vendas e o reconhecimento de marca”, comenta Flaeschen.
Experiências de afiliados com PMEs
De acordo com os líderes das duas empresas participantes da rede de afiliados da Admitad, Agora Cupom e Radar Cupom, o trabalho em campanhas nichadas de PMEs trouxe benefícios como flexibilidade de negociação e ações mais direcionadas ao público de interesse, que trouxeram resultados não só no curto prazo.
“Os e-commerces menores, geralmente, têm mais flexibilidade para trabalhar com cupons nominais e fazer mais ações exclusivas. Pelo porte da empresa, é mais fácil falar com quem decide e as redes de afiliados ajudam mais. Ações de destaque com placement também são mais comuns porque são marcas que querem aparecer em destaque”, conta Thiago Klaumann, CEO e co-fundador do Agora Cupom.
Ele ressalta também que a estratégia contribui para um melhor desempenho do portfólio dos afiliados. “Muitas vezes pode parecer que isso é fazer muito esforço para pouco resultado, mas a soma de vários e-commerces menores convertendo deixa o portfólio mais robusto e complementa bem o trabalho com grandes marcas”, observa Klaumann.
Para Gabriel Blanco, coordenador da Radar Cupom, a flexibilidade e boa comunicação com as PMEs facilitou a identificação de oportunidades. “Conseguimos nos posicionar de forma mais eficiente no longtail, onde a competitividade é menor. Isso nos permite atingir um público específico e oferecer ofertas para os usuários que buscam por esse tipo de anunciante”, explica.
Para os interessados em programas de afiliados de empresas de nicho, ele completa que é preciso ter paciência e não pensar somente nos resultados a curto prazo. “O trabalho pode impactar não só a geração de vendas para o anunciante, mas também alavancar a relevância do site como um todo”, comenta Blanco..
SUGESTÃO DE QUADRO/BOX
Vantagens de campanhas nichadas para afiliados
Possuem comissões mais altas: isso porque o anunciante se esforça para aumentar o potencial de performance, e para isso aumenta as taxas e tenta de várias maneiras engajar e fidelizar os afiliados;
Permitem diversas fontes de tráfego: programas de pequenos nichos autorizam uma grande variação de tipo de tráfego permitido, já que o anunciante está interessado em uma grande cobertura e não limita as verticais de afiliados;
São mais flexíveis a cupons e promoções: de acordo com os gerentes da Admitad que trabalham com campanhas de nicho, esses anunciantes costumam ser mais responsivos, sendo mais fácil e rápido negociar sobre promoções e códigos promocionais personalizados;
Apresentam alta taxa de conversão: além de trazerem resultados, oferecem baixo custo por lead e aquisição.
SUGESTÃO DE QUADRO/BOX
Estratégias ao trabalhar com programas de nicho
Solicite códigos promocionais: como foi dito, esses anunciantes estão mais dispostos a fornecer promocodes para promover seus produtos e serviços, portanto, você não deve perder esta oportunidade. Públicos nichados costumam procurar ofertas com descontos antes de comprar;
Usar palavras-chave mais amplas e obter mais cobertura: ao trabalhar com publicidade contextual, você pode tentar atrair mais usuários que ouviram algo sobre a categoria do produto promovido;
Ficar de olho nos concorrentes: geralmente não há muitos em uma categoria segmentada, de nicho restrito. Mas preste atenção às palavras-chave, aos criativos, à mensagem geral da publicidade de concorrentes e evite copiá-los;
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER