fbpx

Como evitar hábitos que ressecam os fios do cabelo

Como evitar hábitos que ressecam os fios do cabelo

Cabelo com muito frizz, pontas duplas, sem brilho ou quebradiço, pode ser sinônimo de fios ressecados. Para manter a hidratação das madeixas em dia, a dermatologista e consultora da Philips, Dra. Carolina Speyer, destaca que é necessário tomar alguns cuidados diários, que valem para todos os tipos de cabelos. 

A especialista ressalta três principais hábitos que podem ressecar e danificar os fios, além de deixar o cabelo sem vida e com aspecto poroso. Veja quais são e como evitá-los:

  • Dano químico intenso: O uso contínuo de tinturas, descolorações e alisamentos, podem acarretar danos a haste do fio do cabelo – que a longo prazo, leva ao ressecamento. A descoloração, por exemplo, penetra na cutícula dos fios, retirando todo o pigmento existente e intensificando a perda da massa capilar, o que deixa os fios mais frágeis e, consequentemente, mais ressecados.  
  • Atrito: É comum na hora de lavar e secar o cabelo, esfregarmos os fios em busca de limpeza. Entretanto, essa ação, além de não limpar ou secar os fios adequadamente, gera a quebra capilar e aumenta o frizz. Por isso, é recomendado lavar o couro cabelo, de preferência com água morna ou fria, com a ponta dos dedos, de forma leve, e deixar que o shampoo escorra pelo comprimento dos fios, sem precisar esfregá-los. Na hora de secar, procure pressionar a toalha nos cabelos, sem esfregar.  
  • Danos térmicos: Antes do uso do secador, prancha e modeladores de cacho, por exemplo, é necessário utilizar produtos que protejam os fios do aquecimento. Para isso, a utilização dos protetores térmicos é indispensável. Entretanto, só esse cuidado não é suficiente. Na hora de utilizar o secador, o aparelho deve estar a uma distância de aproximadamente 20 centímetros dos fios. Uma dica é apostar em aparelhos que tenham controle de temperatura e evitam o superaquecimento, já que quanto mais alta a temperatura, maior é o dano. Aparelhos com íons negativos, por exemplo, ajudam a eliminar o frizz, além de intensificar o brilho e a maciez.

Segundo a Dra. Carolina, para manter os fios saudáveis, as cutículas capilares precisam permanecer fechadas. “Quando as cutículas estão abertas, toda a estrutura do cabelo é alterada, como a textura dos fios, o aumento do frizz, a falta de brilho e o ressecamento. A exposição ao sol, o cloro da piscina e a água do mar também são fatores que modificam a textura dos cabelos”, acrescenta a consultora da Philips.

Para recuperar os cabelos danificados, a hidratação é recomendada, pois ajuda a repor a umidade e os nutrientes que foram perdidos com o ressecamento. “Com esses cuidados, é possível conquistar fios mais saudáveis e brilhantes”, finaliza a dermatologista. 

Carolina Speyer é médica dermatologista e consultora da Philips, possui título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Fez sua graduação e residência em dermatologia e clínica médica na Faculdade de Medicina do ABC.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário