fbpx

Colégio leva a notícia para dentro das salas de aula

Colégio leva a notícia para dentro das salas de aula

Alunos do Colégio Marista Glória se envolvem com um dos principais produtos do Jornalismo; palestra esclarece sobre o papel crucial desse gênero textual para a sociedade

As turmas do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP), tiveram contato direto com o Jornalismo, ao iniciarem os estudos sobre o gênero textual notícia.

A professora de Língua Portuguesa, Daiane Gonzalez S. Bueno, convidou a jornalista e relações públicas Clarice Bombana, profissional com uma carreira desenvolvida por mais de 25 anos em redação e edição de revistas especializadas, para uma conversa com os estudantes, na qual tratou sobre o cotidiano da profissão e seus desafios, além de se aprofundar nos elementos primordiais que caracterizam uma notícia. As docentes Andrea Cortolet Zardo, Fernanda Filz de Simone, Silvana Maria Fernandes Pereira e Sandra Vasconcellos Henriques também participaram da dinâmica.

“Para aqueles que desejam atuar no Jornalismo, dominar as técnicas e características desse gênero é fundamental para produzir conteúdos informativos e relevantes. Portanto, a notícia não só informa, mas também educa e elucida, desempenhando um papel vital no funcionamento de uma sociedade democrática”, afirma a professora Daiane.

O gênero textual notícia é uma forma de comunicação que se destaca por sua função informativa. As notícias são produzidas e veiculadas por diversos meios de comunicação, como jornais, revistas, sites, televisão e rádio, com o objetivo principal de informar o público sobre eventos, acontecimentos ou fatos recentes de interesse geral.

“A principal característica de uma notícia é a sua atualidade, pois aborda acontecimentos recentes ou em curso. Além disso, a objetividade é fundamental, evitando-se opiniões pessoais e juízos de valor, e prezando por uma linguagem clara, direta e precisa, que facilita o entendimento do leitor”, explica Daiane.

Estrutura e fake news

A estrutura de uma notícia é bem definida, começando pelo título, que deve destacar o fato principal e “chamar a atenção” do leitor. Na abertura, o lide, o primeiro parágrafo que resume as informações essenciais respondendo às perguntas básicas: quem, o quê, quando, onde, por que e como. O corpo da notícia desenvolve os detalhes do fato, geralmente seguindo uma estrutura em pirâmide invertida, em que as informações mais importantes vêm primeiro. Por fim, o desfecho pode incluir informações adicionais, contexto ou implicações futuras do fato noticiado.

A importância do gênero textual notícia reside no seu papel fundamental para a sociedade. Notícias informam os cidadãos sobre eventos e mudanças que podem afetar suas vidas, além de promoverem a transparência e a responsabilidade, especialmente em reportagens sobre políticas públicas e questões sociais. Elas desempenham um papel essencial na formação da opinião pública e na democratização da informação, permitindo que as pessoas tomem decisões informadas sobre diversos aspectos de suas vidas.

Entender o gênero textual notícia é essencial para consumir e interpretar informações de forma crítica e consciente, uma forma de combater as chamadas “fake news”, informações deliberadamente fabricadas ou distorcidas, criadas para enganar, desinformar e manipular o público.

“Elas têm o potencial de causar danos significativos, pois podem influenciar opiniões, comportamentos e até mesmo decisões políticas e sociais. É essencial que a sociedade, começando pelas crianças, se unam para mitigar seus efeitos e promover um ambiente informativo saudável e confiável”, afirma a professora Daiane.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário