fbpx

IA vai mudar a metodologia de ensino nas escolas?

IA vai mudar a metodologia de ensino nas escolas?

Não é novidade que a tecnologia vem transformando todos os aspectos de nossas vidas, incluindo a educação. À medida que a internet e a inteligência artificial (IA) se tornam mais acessíveis e poderosas, o sistema de educação mundial tem a oportunidade de se reinventar e melhorar a maneira como os alunos aprendem.

A internet mudou completamente o jeito que as pessoas estudam. Pense que antigamente as pessoas tinham que comprar livros com centenas de páginas, que custavam caro, para procurar as informações que hoje temos de graça em questões de segundos. Para os jovens, o nome disso era enciclopédia.

Hoje, mesmo excluindo IA e pensando somente na internet, informações são commodities em que todos com acesso a internet tem acesso. Está escrito em algum lugar, na grande maioria das vezes de graça, é só procurar.

Então, por que até hoje, as escolas obrigam os alunos a decorar informações? Claro que você quer ter uma base mínima, não dá para não saber nada e ter que procurar tudo na internet. Porém, entenda que a informação não é a parte mais valiosa atualmente, e sim o que fazer com as informações. Saber quais os próximos passos. Como julgar e analisar a informação que você tem acesso. Isso sim é importante.

Não gostaria de mostrar meu boletim por aqui, é nojento. Sempre tive dificuldades em tirar notas boas na escola, mas eu sinceramente acredito que sou um caso em que a escola falhou comigo e não que eu falhei com a escola. Digo isso porque sei que se o sistema fosse diferente, eu teria notas melhores. Agora que sou mais velho e sou formado na faculdade, tenho convicção disso.

Na faculdade eu tive notas melhores do que tinha no colégio, pois eu escolhi meu curso e sei que usaria o conteúdo da maioria das matérias no mundo profissional. Diferente de ter que fazer uma conta de páginas para obter a força em que uma melancia chega ao chão, em física, ou ter que decorar nomes de bactérias, em biologia. Eu não estudava bastante porque no fundo sabia que isso não serviria de nada na minha vida profissional, e nem na pessoal para falar a verdade.

Quem sabe, se não fosse um sistema de educação mais sobre senso crítico e menos “decoreba”, eu tivesse adquirido habilidades mais úteis na minha fase escolar. E assim como eu, quantos alunos não estão tendo seus potenciais diminuídos porque não se encaixam na metodologia de ensino?

Espero que em vez de simplesmente decorar informações a IA force os alunos a desenvolver habilidades críticas e analíticas para resolver problemas e pensar de forma mais criativa. Mas nada disso será possível se as escolas não aceitarem mudar suas metodologias. Espero que seja só questão de tempo.

A tecnologia sempre teve um impacto significativo na educação. Agora, a IA está desempenhando um papel cada vez mais importante na educação. Uma das maiores vantagens da IA é sua capacidade de analisar grandes quantidades de dados e fornecer insights objetivos.

Na educação, isso pode ser usado para personalizar o ensino e ajudar os alunos a aprender de maneira mais eficaz. Só espero que as instituições entendam isso com certa agilidade e não sejam teimosas dizendo que IA vai destruir o mundo, e bloqueando os acessos dos alunos a tal ferramenta de muito relevância. Realmente espero que as escolas integrem de vez as ferramentas para que os alunos já estudem as usando.

Recentemente recebi a informação de um professor de faculdade que estava obrigando os alunos a fazerem o trabalho usando o #ChatGPT, assim ele não julgaria a escrita em si, mas a capacidade do aluno sobre criticar o tema do trabalho. Assim, a informação não é o mais importante, e sim o senso crítico do aluno, a capacidade do aluno de usar a informação a seu favor.

Confesso que achei isso incrível e gostaria que praticamente todos os professores usassem a mesma técnica de avaliação a partir deste ano. Esse sim é o método adequado de avaliar alunos que tem acesso a informações ilimitadas a qualquer momento do dia. Espero que outros professores façam o mesmo, e melhor, espero que as instituições escolares como um todo comecem a se adaptar. Só então teremos uma mudança drástica no método educacional, que por sinal é o mesmo a mais de 120 anos.

No entanto, também é importante lembrar que a IA não é uma solução mágica para todos os problemas na educação. O aprendizado humano é complexo e envolve aspectos emocionais e sociais que a IA pode não ser capaz de capturar. As instituições educacionais devem considerar uma abordagem equilibrada ao uso da IA para garantir que ela seja utilizada de forma adequada e sustentável.

Além disso, é importante lembrar que a educação não é apenas sobre a aquisição de conhecimento. Também se trata de desenvolver habilidades sociais, emocionais e interpessoais, como colaboração, empatia e pensamento crítico. A IA pode ajudar a aprimorar o ensino, mas não pode substituir a importância da interação humana na educação.
Portanto, será que a Inteligência Artificial finalmente vai mudar o sistema educacional mundial? Só o tempo dirá.

Espero que você, uma pessoa que já deve usar as ferramentas de IA a seu favor, questione os métodos educacionais atuais para que possamos criar profissionais (e líderes) mais capacitados para toda essa mudança tecnológica que está por vir.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário