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Inteligência de dados como vantagem competitiva
A transformação digital já não é mais um assunto apenas para o futuro. Ela está acontecendo a todo vapor, e impacta diretamente os negócios de todos os segmentos. A inteligência de dados é uma das frentes existentes dentro do processo de transformação digital, e é um tema que tem sido cada vez mais recorrente quando se fala em crescimento das empresas.
A tomada de decisão estratégica baseada em dados tornou-se imprescindível para as empresas em todo o mundo diante deste cenário. Nunca foi tão importante analisar informações, processos e pessoas, mas esse mercado ainda tem um grande potencial a ser explorado: pesquisa, realizada pela consultoria Forrester, mostra que pelo menos 66% das empresas ao redor do mundo levam seus negócios orientados por dados. Entretanto, também em níveis mundiais, são poucas as que sabem tratar esses dados adequadamente – apenas 21%.
A mesma pesquisa mostra que no Brasil, 48% dos negócios estão na faixa inicial no trabalho com dados. Aproximadamente metade das empresas do país afirma estar sobrecarregada pela quantidade e variedade dos dados que coletam e que precisam de melhor estrutura e conhecimento para lidar com essa área.
Além de simplesmente coletar dados dos clientes, é necessário compreender o comportamento do consumidor através desses dados coletados, por meio da análise das informações obtidas e o entendimento dos cenários em que este consumidor está inserido.
“Através da análise assertiva dos dados, é possível obter inputs e insights que farão toda a diferença para o negócio em um cenário tão competitivo. No mundo data-driven atual, as organizações que não aproveitam o poder de ferramentas de inteligência de dados correm o risco de ficar atrás de seus concorrentes. As empresas precisam adotar essas plataformas para obter informações valiosas e vantagem competitiva significativa, e otimizar a tomada de decisões”, explica o Diretor de Business Development da consultoria internacional Keyrus, Fábio Gomes.
A importância competitiva da inteligência de dados
Mas o que significa exatamente fazer essa análise de dados e que dados são esses? O especialista da Keyrus explica. “As empresas podem se aprofundar nos dados disponibilizados por seus clientes, como faixa etária, localização, preferências de compra, hábitos e muitos outros, e descobrir a partir deles informações significativas, como padrões de comportamento e os níveis de envolvimento dos clientes de diferentes segmentos”.
Segundo Gomes, por meio da inteligência de dados é possível identificar tendências, prever as necessidades dos clientes e tomar decisões para aprimorar as experiências e os relacionamentos. “A consolidação dos dados é a chave para o sucesso, pois tende a aumentar a escalabilidade, agilidade e flexibilidade na estratégia do negócio. É fundamental ter em mente que os clientes compram mais quando recebem as informações corretas e pertinentes a seus hábitos de aquisição de produtos ou serviços. É sobre personalização e os benefícios que ela pode trazer”.
Tendências do mercado em relação a dados
A Keyrus, em conjunto com a Salesforce e a Tableau, disponibilizou no mercado a plataforma Data Cloud Accelerator. “A ferramenta exclusiva Customer Insights com Data Cloud Accelerator permite a obtenção de informações valiosas e vantagem competitiva através da análise de CDP (Customer Data Platform). É possível, através dela, obter insights profundos sobre clientes de diferentes segmentos, contar com Informações claras para tomar decisões em tempo real, realizar monitoramento e otimização de KPIs, acompanhar tendências do comportamento dos clientes, além de contar com conectividade de dados aprimorada e colaboração orientada por dados”, explica o Diretor de Business Development da Keyrus.
O objetivo da plataforma é permitir que as empresas possam acompanhar as principais tendências do mercado em relação a dados, como a personalização, por meio da inteligência artificial. “Os clientes são a base de todos os negócios e obter uma compreensão profunda de suas necessidades e preferência é crucial para fidelizá-los. No entanto, é essencial ter uma fonte única e centralizada de informações sobre o cliente. Esses dados devem ser transformados em elementos visualmente atraentes e fáceis de entender, aprimorando estratégias ao longo do tempo”, destaca.
Este processo é realmente valioso: levantamento da consultoria McKinsey mostra que as organizações que aproveitam os dados e informações sobre os clientes de forma estratégica superam os seus pares em 85% no crescimento das vendas e em mais de 25% na margem bruta.
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