fbpx

No Mês (PcD), Casas Bahia conscientiza colaboradores

No Mês (PcD), Casas Bahia conscientiza colaboradores

No mês dedicado à luta e conscientização dos direitos das Pessoa com Deficiência (PcD), o Grupo Casas Bahia, dono das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, promove a capacitação de mais de 40 mil colaboradores por meio da campanha “Inclusive EU: inclusão, acessibilidade e equidade para todos”. Até o dia 26 de setembro, a companhia realiza uma série de atividades com foco na sensibilização da equipe e desenvolvimento profissional de PcDs.

A primeira etapa aconteceu na quarta-feira (13/09), quando a empresa lançou uma nova trilha de capacitação do programa Jornada Sem Barreiras, totalmente focado nos colaboradores PcDs. As ações continuam ao longo do mês. Na terça-feira (26/09), a companhia irá disponibilizar para os mais 40 mil funcionários um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) online e gratuito, fruto de uma parceria com a Oportunidades Especiais, plataforma que conecta grandes empresas a profissionais com deficiência.

De acordo com o IBGE, pessoas com deficiência têm maior dificuldade de inserção no mercado de trabalho. No fim de 2022, apenas 26% delas estavam empregadas. Amanda Ferreira, gerente de Inclusão e Diversidade do Grupo Casas Bahia, destaca a importância das empresas reconhecerem sua responsabilidade e adotarem a promoção da diversidade como estratégia de negócio. “É necessário fortalecer a cultura de acolhimento com ações práticas, como treinamento para liderança, ações afirmativas e oportunidades de emprego. Essa jornada deve estar alinhada à estratégia empresarial, exigindo compromisso de todos para impulsionar mudanças significativas tanto na empresa quanto na vida das pessoas com deficiência. Queremos que todos estejam verdadeiramente engajados na causa e se movimentem por ela”, destaca.

Bernadete Jara, 60 anos, trabalha há 13 anos na companhia e atua como analista de Recursos Humanos/Adminstrativo do Grupo Casas Bahia. A profissional é surda e conta com o suporte de aparelho para ouvir, por isso buscou no mercado de trabalho uma empresa que desse a oportunidade para o seu desenvolvimento e independência. No grupo, Bernadete encontrou espaço para crescer e realizar o seu sonho de cursar Gestão de Recursos Humanos. Hoje, ela encoraja outros PcDs a conquistar os seus objetivos. “Acredite no seu potencial, nunca desista e saiba que estudar é fundamental para o crescimento profissional. Com o estudo você pode desenvolver novas habilidades, tomar decisões, superar os seus medos e, acima de tudo, ser uma pessoa melhor e mais confiante”, afirma.

Jornada inclusiva do Grupo Casas Bahia
Em junho deste ano, o Grupo Casas Bahia colocou à disposição dos clientes com deficiência auditiva um canal exclusivo de atendimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais) por meio de videochamada. Desenvolvida em parceria com AeC, através da empresa Octágora, a iniciativa promove a acessibilidade e a inclusão no mercado varejista ao trazer autonomia para os consumidores que eventualmente buscam esclarecer dúvidas ou comprar produtos online, mas que antes precisavam da ajuda de terceiros.

A companhia também conta com outras ações já consolidadas. Em 2022, o Grupo Casas Bahia criou a sua Jornada de Acessibilidade, que incluiu a incorporação da ferramenta Hand Talks Plugin em seus canais digitais. A empresa também foi a primeira a lançar um comercial totalmente em Libras no horário nobre da televisão brasileira, além de promover a acessibilidade nos hubs e lojas – com destaque para a Casas Bahia Marginal Tietê, em São Paulo (SP), que é totalmente adaptada para atender clientes com deficiência.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário