fbpx

Conheça 5 empresas com ações de impacto positivo

Conheça 5 empresas com ações de impacto positivo

O estudo global Vida Saudável e Sustentável 2022, divulgado pelo Instituto Akatu, ONG que atua na mobilização da sociedade para o consumo consciente, em parceria com a consultoria global GlobeScan, revelou que os brasileiros estão entre os mais conscientes do mundo sobre seus efeitos no meio ambiente. Cerca de 84% quer reduzir o impacto pessoal sobre o planeta, 11 pontos acima da média global. Para auxiliar brasileiros que querem consumir de forma sustentável, destacamos 5 empresas com ações de impacto positivo no meio ambiente e sociedade.

Positiv.a
Marca brasileira de produtos ecológicos de limpeza e autocuidado, positiv.a, já contribuiu com o plantio de mais de 21 mil árvores na Mata Atlântica. Fundada em 2016, a positiv.a é uma marca certificada pelo Sistema B e já gerou mais de R$ 2,3 milhões de renda para pequenos produtores. Entre os números de impacto da empresa estão ter evitado a poluição de 1,5 milhão de litros de água, reutilizado mais de 1,4 tonelada de redes de pesca e adotado o uso de plástico reciclado, deixando de usar mais de 54 toneladas de plástico virgem. A empresa também foi eleita uma das 10 startups mais conscientes do mundo pelo Movimento Capitalismo Consciente Brasil e premiada pelo Grandes Cases de Embalagem.

Em parceria com a Nude, foodtech que produz alimentos à base de aveia, a positiv.a lançou uma campanha de logística reversa de embalagens. No mês de abril deste ano, às marcas inauguram 3 locais para coleta de resíduos positiv.a e Nude, em pontos de venda comuns de ambas as marcas. São eles: Instituto Chão, Instituto Feira Livre e Kineo.

Linus
A Linus, marca de lifestyle sustentável criadora da primeira sandália vegana nacional, feita de 70% de fontes renováveis, material 100% reciclável e com uma pegada de carbono negativa. A marca tem na coleção a sandália Linus Amazônia que faz parte das cores fixas da marca e tem 100% do lucro revertido à Operação Amazônia Nativa. OPAN é a primeira organização indigenista fundada no Brasil, que atua no fortalecimento do protagonismo indígena por meio da qualificação das práticas de gestão de seus territórios e recursos naturais, de forma autônoma e sustentável.

A ideia surgiu há alguns anos, a partir de um relatório inédito divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, em inglês), que apontou que os povos indígenas são os melhores guardiões das florestas tropicais e fundamentais para o equilíbrio do clima no planeta. Resultado do primeiro estudo dedicado pela FAO ao papel dos povos indígenas com base em evidências científicas, o relatório evidencia que a perda de gás carbônico, responsável pelo efeito estufa e aceleração das mudanças climáticas, é infinitamente menor em terras indígenas na Amazônia.

Ava Intimates
Sabendo que a indústria têxtil é uma das mais poluentes, a marca de roupas íntimas, AVA Intimates, que desenvolve pijamas e lingeries exclusivos, contribui para evitar o descarte incorreto recebendo doação de peças íntimas para serem revitalizadas e doadas para o brechó da Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Barretos (AVCC) ou para as próprias famílias dos pacientes, enquanto as que não estiverem em boas condições são direcionadas a um descarte correto. A AVA tem duas lojas localizadas na Alameda Lorena e no Shopping JK, em São Paulo, mas também recebe as doações via Correios, por meio de logística reversa.

Kanna
No mundo da blockchain, a Kanna, empresa pioneira em unir o mercado promissor do cânhamo com a tecnologia de banco de dados descentralizado que permite o compartilhamento transparente e imutável de informações, tem como objetivo principal promover um ecossistema de práticas ecológicas, garantindo transparência, segurança, rastreabilidade e imutabilidade no monitoramento do impacto gerado por operações de cultivo, em conformidade com a legislação aplicável a esse insumo. O cânhamo, planta da família da cannabis que contém no máximo 0,3% de tetrahidrocanabinol (THC), princípio ativo que causa efeitos psicoativos, comparado aos até 30% de THC encontrados na maconha, é considerada por especialistas como a planta do futuro.

Detentora do Token KNN, que foi criado com o propósito de permitir que as pessoas identifiquem práticas de cultivo regenerativo, apoiem iniciativas sustentáveis e participem ativamente da comunidade Kanna, a companhia também se destaca como membro de um grupo seleto de empresas conhecidas como “ReFi,” que se concentram nas finanças regenerativas.

Oscar Calçados
Preocupado com o descarte de calçados e seu impacto no meio ambiente, o Grupo Oscar Calçados criou em 2011 o projeto social Recicalce, que desde então recebeu mais de 260 mil pares de calçados usados. A iniciativa tem o propósito de melhorar de maneira responsável a cadeia de consumo, tornando-a adequada e sustentável aos milhares de pares de sapatos descartados anualmente. Além disso, o projeto envolve 20 pessoas com deficiência (PcDs), que realizam a revitalização dos calçados nas oficinas da sede do Recicalce, localizadas em São José dos Campos, interior de São Paulo. Desde a sua criação, o Recicalce já atendeu famílias na região amazônica (Amazônia e Roraima), sertão da Bahia, Minas Gerais, Maranhão e países latino-americanos como: Bolívia, Venezuela, Guiana Inglesa e Angola.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário