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LivaNova lança Care VNS, programa para esclarecer dúvidas

LivaNova lança Care VNS, programa para esclarecer dúvidas

Este benefício é oferecido pela LivaNova, fabricante do dispositivo, para garantir sempre os melhores resultados possíveis na evolução da terapia (LivaNova/Divulgação)
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo têm epilepsia[1] e uma em cada três estão no estágio farmacorresistente da doença, quando a epilepsia é resistente à medicamentos[2]. No Brasil, há cerca de 2 a 3 milhões de pessoas com epilepsia, segundo o Ministério da Saúde[3], e estima-se que aproximadamente 30% dos pacientes são portadores da epilepsia refratária (resistente à medicamentos)[4].

Para os pacientes com epilepsia resistente a medicamentos, uma alternativa é a Terapia VNS, da LivaNova, empresa de equipamentos médicos líder no mercado de neuromoduladores. Aprovada pela Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) no ano de 2000, ela age para prevenir crises antes que ocorram e para diminuir a duração e intensidade caso aconteçam. Cerca de 125.000 pacientes no mundo todo já foram beneficiados pela Terapia VNS, incluindo mais de 35.000 crianças.

Além da tecnologia de ponta pouco invasiva, os pacientes também contam com acompanhamentos pré e pós-cirúrgicos oferecidos pela LivaNova através do programa Care VNS. De acordo com Larissa Sorg, gerente na área de suporte ao paciente da Terapia VNS, muitos pacientes têm várias dúvidas sobre a terapia e, durante a consulta médica, nem sempre há tempo para dar mais detalhes sobre a tecnologia. Assim, por meio do Care VNS, eles podem conseguir mais informações sobre o tratamento. O programa foi lançado em 2021 e hoje já conta com 12 profissionais voltados para o atendimento exclusivo dos pacientes, familiares e médicos.

Como o CareVNS funciona

O CareVNS é um programa gratuito para qualquer paciente com indicação da Terapia VNS. Por meio de uma equipe especializada, pacientes, familiares e médicos podem ter todas suas dúvidas esclarecidas ligando gratuitamente para o número de telefone 0800-0082828. Quando necessário, o paciente é direcionado pela LivaNova para conversar com outra pessoa que já passou pela implementação da terapia para trocar experiências.

O paciente ganha acesso exclusivo ao Care VNS dentro do aplicativo PAPO Digital. Lá, ele encontra informações relevantes sobre a Terapia VNS, além da biblioteca digital, com materiais informativos. Por meio do aplicativo, o paciente também pode descrever suas crises e manter um controle sobre elas, através do diário de crises. O paciente que optar por seguir com o tratamento e realizar a cirurgia terá um assessor técnico para acompanhá-lo. Esse profissional, junto do médico responsável pelo caso, serão responsabilizados por toda a gestão de ajustes e manutenção da terapia após a cirurgia. A central telefônica liga para o paciente 10 dias depois do procedimento e permanece disponível para tirar dúvidas a qualquer momento.

“O Care VNS é focado na orientação e no cuidado do paciente. É uma área que oferece suporte ao paciente e familiares antes, durante e pós implante. Isso mostra a preocupação da LivaNova com os pacientes. Fornecer informação qualificada para eles é um diferencial decisivo”, explica Larissa. “O Care VNS veio para ajudar a desmistificar a terapia VNS e deixá-la em uma linguagem mais simples e acessível ao público leigo”.

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Written by: Lucas Nóbrega

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