fbpx

Angiologista fala sobre verdades e mentiras das varizes

Angiologista fala sobre verdades e mentiras das varizes

O angiologista Leonardo Stambowsky fala das novas técnicas e dos avanços no tratamento de varizes. Muito se fala sobre o tratamento de varizes e é preciso entender que alguns antigos conceitos se tornaram praticamente crenças populares e eles precisam ser desmistificados e trazidos para a atualidade.

“A flebologia, que é o braço da angiologia e cirurgia vascular destinada ao estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças venosas, já avançou muito. O que chamamos de flebotomia moderna busca estabelecer a origem do problema, para garantir um tratamento mais rápido, eficaz e com menores taxas de recidiva. Para isso, contamos com a realidade aumentada, que é capaz de vislumbrar as veias nutridoras no subcutâneo. Temos ainda, por prática, a realização do ecodoppler, o ultrassom vascular no ato da consulta, só dessa forma conseguimos compreender o problema e planejar o tratamento”

, conta o angiologista Leonardo Stambowsky, diretor da Sociedade Brasileira de Angiologia e especialista em varizes.

Assim, diante de diversas modernizações, é preciso distinguir o mito da verdade:

Mito: Salto alto dá varizes.

Verdade: Não existe nenhum estudo que prove que ele prejudica a circulação. Como fator isolado ele não é um fator causados de varizes. Inclusive salto pequenos de até 5 cm tendem a ajudar no retorno venoso com a contração da panturrilha.

Mito: Não adianta tratar as varizes porque elas sempre voltam.

Verdade: Atualmente contamos com técnicas muito mais eficazes que as de antigamente. Com o advento da realidade aumentada na prática clínica e o uso rotineiro do ecodoppler conseguimos identificar as veias nutridoras e garantir um tratamento muito mais duradouro.

Mito: “Fiz aplicação a minha vida toda e nunca resolveu”.

Verdade: As microvarizes das pernas têm por característica a complexidade das suas conexões com veias maiores no subcutâneo, por isso, hoje dificilmente conseguimos resolver um caso apenas com aplicação convencional, geralmente precisamos associar técnicas para um bom resultado,

Mito: Os tratamentos são intermináveis.

Verdade: Com a associação de técnicas tais como LASER, escleroterapia, espuma densa, entre outras, conseguimos tratar a quase totalidade dos casos em cerca de 3-4 sessões.

Mito: Os tratamentos são extremamente dolorosos.

Verdade: Dispomos de resfriador de pele, o que garante uma diminuição da dor por resfriar a pele a ser tratada a -25 graus Celcius. Além disso, contamos com aparelho de sedação consciente com óxido nitroso, o que torna a experiência bastante agradável.

Mito: “Meu caso só se resolve com cirurgia”

Verdade: Com a técnica CLACS (Cryiolaser + Cryoescleroterapia) conseguimos evitar mais de 80% das cirurgias, o restante podemos resolver com endolaser ou espuma densa em ambiente ambulatorial. Cirurgias convencionais realizadas no hospital são raras atualmente.


Mito: LASER não funciona.

Verdade: O Ndyag Long Pulse é um LASER desenvolvido para uso vascular e não adaptado para isso, como se fazia antigamente. Assim, conseguimos evitar as queimaduras de pele e atingir os vasos com energia suficiente para destruí- los. Quando necessário, ainda associamos a escleroterapia (aplicação) convencional ou com espuma densa.

Mito: As varizes são um problema exclusivamente estético.

Verdade: Sabemos que as varizes são uma doença com manifestação cutânea estética e precisamos tratá-las para interromper a sua evolução. A doença venosa crônica pode evoluir para varizes, mais grossas, pernas com edemas, manchadas e em casos mais graves feridas de difícil cicatrização, sangramentos e até trombose.

O fato é que no mundo globalizado tudo se move rapidamente na direção da tecnologia, nós, como profissionais, não podemos ficar fixados em modelos de tratamentos que até foram eficazes por muitos anos, mas de longe não são o que há de melhor na atualidade. Cabe aos pacientes se informarem e buscarem profissionais qualificados e atualizados.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário