fbpx

Bioestimulação de colágeno: o must have da cosmiatria moderna

Com resultados naturais e duradouros, este tratamento se consolidou no mercado da medicina estética

Na contramão da harmonização facial e da padronização de resultados, os bioestimuladores de colágeno se firmaram nas clínicas dermatológicas. A razão disso é que o tratamento é individualizado e não tem como objetivo transformar o rosto e corpo das pessoas. A dermatologista Bianca Viscomi CRM SP-116663, do Brasil, Jani Van Loghem, especializado em medicina estética, da Holanda, e o cirurgião plástico Arthur Swift, do Canadá, falaram sobre o tratamento no 2° Merz Aesthetics Expert Summit 2021 Brasil, evento promovido pela Merz Aesthetics, uma das maiores empresas de medicina estética do mundo.

De acordo com a dermatologista, a procura pela bioestimulação aumentou porque os pacientes desejam fazer procedimentos estéticos que garantam resultados naturais e não mudem quem eles são. O objetivo da bioestimulação não é transformar a estrutura anatômica, e sim, recuperar a firmeza e qualidade da pele. E, em alguns casos, definir contorno. “A bioestimulação de colágeno é um tratamento a longo prazo que melhora a densidade da derme e ajuda a reposicionar as estruturas que, com o passar do tempo, vão deslizando para baixo. O objetivo deste tratamento é regenerar o tecido dérmico”, diz a doutora Bianca.

A médica afirma que existem algumas opções de bioestimuladores de colágeno no mercado. Um dos destaques é para a linha Radiesse Collection, que é composta por Radiesse Duo e Radiesse (+) Lidocaine e oferece duas abordagens de bioestimulação de colágeno: a focal e a global. “O Radiesse (+) Lidocaine realiza uma bioestimulação focal, que consiste na estimulação de colágeno em pontos específicos para um tratamento profundo. Neste caso, o objetivo é segurar as estruturas anatômicas desejadas e fazer linhas e contornos de colágeno em áreas estratégicas, por exemplo, no contorno da mandíbula”, explica a dermatologista. Já o Radiesse® Duo faz uma bioestimulação global e trabalha em um plano mais superficial. “Espalha-se o produto dentro da unidade anatômica a ser tratada. Assim, é trabalhada a reestruturação da derme e o estímulo de colágeno ao longo de todo o tecido”, complementa.

Doutora Bianca ainda explica outros diferenciais do Radiesse Collection. “A partícula do Radiesse é esférica, homogênea e induz um processo inflamatório controlado”. O doutor Loghem acrescenta que o Radiesse apresenta uma característica única que é capacidade de atingir diferentes camadas da pele e induzir a renovação das células. O cirurgião plástico Arthur Swift afirma ainda que o produto se mostra versátil e duradouro.

Um outro aspecto importante do tratamento realizado com a hidroxiapatita de cálcio é o prolongamento do tempo em que os resultados são observados. A dermatologista afirma que a duração média das partículas é de um ano, mas o colágeno induzido por esse tratamento persiste por até dois anos. “Por isso que falamos que Radiesse Duo é muito além do que um procedimento pontual. É um tratamento, no qual os benefícios são visíveis a longo prazo. No entanto, devemos observar que a quantidade de produto utilizado é um fator que deve ser considerado. Tudo depende da concentração dessas partículas na unidade anatômica tratada. É claro que se você concentra mais, o efeito é mais duradouro”, diz a médica.

Arthur Swift menciona também outras qualidades da substância. “A hidroxiapatita de cálcio reforça a hidratação da pele e a coesão das células, assim indicando um benefício adicional na melhora da qualidade da pele a longo prazo”. Além disso, Bianca diz que os resultados produzidos pela linha Radiesse Collection vão além da produção de colágeno. “Radiesse Duo também induz produção de elastina, que dá elasticidade aos tecidos e estimula a angiogênese, que é a formação de novos vasos que nutrem o tecido. Então, por isso, nós falamos que ele é um precursor tecidual. Desse modo, não é um produto que você injeta e o corpo degrada, ele efeitvamente vira tecido”, finaliza.

Veja também:

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Ana Leichiringue

Deixe um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com