fbpx

Existe algum tratamento que auxilia na redução das celulites?

Dermatologista, Dr. Rafael Soares, comenta sobre verdades e mitos nos tratamentos das temidas celulites com aparência de “casca de laranja”.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 8 a cada 10 mulheres têm algum grau de celulite. Apesar de ser uma característica comum, as celulites são motivo de incômodo de mulheres de diferentes idades. “A celulite é uma inflamação profunda que acomete a ‘gordurinha’ que tem embaixo da pele”, explica o dermatologista Dr. Rafael Soares.

O médico chama atenção para os métodos de tratamento que não funcionam como cremes para celulites. “Não se consegue ter uma quantidade de ativos suficientes que possam passar pela pele e cheguem em concentração interessante no subcutâneo. Cremes para celulite não funcionam nunca”, afirma Rafael Soares. De acordo com ele, os cremes podem ser melhor utilizados em massagens e drenagens linfáticas.

Porém, existem formas de melhorar a celulite com tratamentos externos. O dermatologista recomenda a realização de drenagens linfáticas e de tratamentos estéticos baseados em calor e ultrassons. Porém, como é uma doença inflamatória, é importante cuidar do problema de dentro para fora. “Devem-se retirar alimentos inflamatórios da alimentação como glúten, derivados de leite e açúcar, principalmente. Além de fazer atividades físicas regularmente, ter sono de qualidade e não consumir álcool”, aconselha o médico.

Em paralelo, o Dr. Soares defende que uma investigação metabólica deve ser realizada para que haja a suplementação necessária para evitar novas inflamações e o ajuste hormonal. “Um dos gatilhos mais importantes para a celulite é o excesso ou o desbalanço dos hormônios femininos no corpo, por isso as mulheres costumam ter mais celulites”, explica.

Sobre o Dr. Rafael Soares

Dr. Rafael Soares é médico pela Universidade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, com título de especialista em dermatologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), assim como de pós-graduação em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia.

De família humilde, Dr. Rafael veio de uma criação simples, mas onde a educação sempre foi um princípio, visto que seu pai trabalhou como caminhoneiro durante boa parte da vida e se formou em Direito com quase 50 anos e a mãe era professora de escola pública. Para cursar medicina, precisou prestar concurso para estudar no Colégio Militar de Porto Alegre e assim receber uma educação que lhe proporcionasse melhores oportunidades de concorrer a uma vaga em uma Universidade Federal.

Na trajetória profissional, além da atuação na dermatologia clínica e estética, e na nutrologia, o Dr. Rafael Soares se dedica à docência desde 2009 na mesma instituição onde se formou. Atualmente voltado para ministrar cursos específicos de especialização, o médico é referência no tratamento de doenças de pele e de técnicas exclusivas de estética.

Confira também:

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Madalena Costa

Deixe um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com