fbpx

Lipedema: o que é, quais os sintomas, como tratar

Lipedema: o que é, quais os sintomas, como tratar

A notícia da morte da modelo e empresária Luana Andrade, 29 anos, na terça-feira (07) após se submeter a uma lipoaspiração no joelho, causou alvoroço e questionamentos na internet. Críticas e julgamentos dos “fiscais da internet” falavam sobre uma morte provocada pela vaidade. No entanto, a família da modelo veio a público esclarecer que a cirurgia não tinha objetivo estético, e que a intervenção foi necessária pois ela tinha um problema vascular chamado lipedema.

Mas o que é Lipedema?
Segundo Associação Brasileira de Lipedema (ABL), é uma doença vascular que causa distúrbio do tecido adiposo, caracterizado pelo acúmulo anormal de células de gordura, especialmente nas pernas, quadris e, eventualmente, nos braços. Esta disfunção tem causas genéticas, atinge principalmente o sexo feminino em idade reprodutiva e provoca dor nas regiões afetadas. Estima-se que 11% das mulheres tenham lipedema em todo mundo.

“As mulheres com lipedema normalmente apresentam tronco fino, com aumento de gordura abaixo da cintura até a região dos joelhos, mas sem atingir os pés” conta a esteticista e empresária de Florianópolis Lidiane Amaral, que é especialista em tratamentos não cirúrgicos para amenizar os sintomas da doença, que podem incluir desconforto, cansaço, hematomas frequentes, edemas (inchaço) e dor nas regiões afetadas, além da melhora na aparência.

“No primeiro momento, a queixa principal é o desconforto estético. Com o passar do tempo, as pacientes começam a identificar os demais sintomas”, alerta Lidiane. O diagnóstico do lipedema é clínico, mas o exame de ultrassom pode ajudar a dimensionar a extensão do problema. A doença não tem cura, mas os tratamentos buscam, além de aliviar os sintomas, impedir a evolução negativa do quadro e melhorar a qualidade de vida das pacientes.

Segundo a Lidiane Amaral é importante manter o controle do peso, ter uma alimentação rica em fibras e proteínas. Deve-se evitar o álcool, o tabagismo, o excesso de laticínios e carboidratos. “Além da alimentação saudável, a atividade física regular e a aplicação de massagens específicas e técnicas avançadas de drenagem linfática auxiliam no alívio dos desconfortos do lipedema. Em alguns casos, pode ser recomendado também o uso de meias de compressão” explica.

Na área estética, além da drenagem linfática é também utilizado tecnologias no tratamento como ultrassom, radiofrequência, Criolipólise, eletrolipólise e taping. “O tratamento estético para lipedema é diferente dos tratamentos tradicionais, então deve-se procurar profissionais especializados”, completa a esteticista.

Já a lipoaspiração é indicada para os casos mais avançados, quando a mudança de hábitos e as opções de tratamento não-cirúrgicas não são satisfatórias. “A cirurgia deve ser prescrita pelos médicos angiologistas ou cirurgiões vasculares, que são os especialistas na área”, adverte Lidiane. Em todos os tipos de tratamentos, sejam eles cirúrgicos ou não, há sempre uma melhora, mas nunca a cura definitiva.

Estética Lidiane Amaral

A Estética Lidiane Amaral abriu as portas em 2003 em São José, e de lá pra cá muitas melhorias foram adotadas, que vão desde a mudança de endereço – hoje a clínica está na Travessa Carreirão, no Centro de Florianópolis; a criação do Instituto Lidiane Amaral, onde a empresária ministra cursos profissionalizantes e de inclusão social; o desenvolvimento de metodologias próprias, até o uso de tecnologias avançadas nos protocolos dos tratamentos estéticos. Nestes 20 anos, muita coisa mudou. No início, os tratamentos eram praticamente manuais, como massagens e a aplicação de cremes. A tecnologia na estética chegou para ficar e é uma das grandes aliadas permitindo um tratamento mais específico, completo e com menos desconforto aos pacientes.

A Clínica de Estética Lidiane Amaral fica na Travessa Carrerão, 78, no centro de Florianópolis.
Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.lidianeamaral.com.br ou pelo telefone 48 99684 7519

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário