fbpx

Mabel Garcia vem lutando pela valorização dos cabelos crespos e cacheados

 Lutando pela valorização dos cabelos crespos e cacheados, Mabel Garcia vem construindo o seu espaço como uma das únicas mulheres especialistas e empresárias da área

Mabel Garcia

Mabel Garcia, empresária criadora da marca Raízesse e expert em cachos, certificada pela Academy Deva Curl New York City, Deva Inspired Cutting Stylist e pela Advanced Academy Toni&Guy HairDressing Brasil. Com um currículo tão extenso é difícil acreditar que o desejo que norteia a carreira de Mabel nos últimos anos seja tão simples: resgatar a beleza que existe em cada pessoa que tenha o cabelo crespo, cacheado ou ondulado.

Você já pesquisou imagens a partir da expressão “cabelo ruim” na internet? Por mais estranho que essa pergunta possa parecer, não chega perto do resultado que as plataformas de buscas nos entregam. Ao buscarmos por esses termos pejorativos encontramos uma série de fotos de mulheres cacheadas e crespas, sendo muitas delas, negras.

Resultante do racismo estrutural existente em nosso país, expressões como “cabelo ruim”, “cabelo feio” e “cabelo duro”, fez com que por muitos anos mulheres crespas e cacheadas negassem seu cabelo natural e se utilizassem de técnicas para alisá-lo. Tudo isso para se sentirem um pouco mais enquadradas em um padrão de beleza que lhes era imposto desde a infância.

Hoje, muitas são as pessoas que tem como missão mostrar ao mundo a beleza e potência dos cabelos cacheados e crespos. Entre esses defensores da beleza natural temos a mineira Mabel Garcia.

Para Mabel, aprender a cuidar de cabelos não lisos vai muito além de técnicas e penteados, é sobre ajudar a resgatar a beleza da dona ou dono daquele cabelo na sua forma mais natural. “O nosso papel nesse momento é de transição social, não é só transição de cabelo. As pessoas que antigamente desrespeitaram uma crespa e uma cacheada estão sendo educadas a no mínimo aceitarem. Se elas ainda não conseguem ver a beleza, no mínimo elas estão aceitando. E o nosso papel é não abaixar a cabeça”, afirma a especialista.

“Quando me descobri cabeleireira”

A história de Mabel, 44, começa como a de muitas mulheres cacheadas e crespas: aos dez anos, sem referências de cabelos naturais, alisou seu cabelo pela primeira vez. “Naquela época não existiam os tratamentos e produtos que a gente tem hoje em dia”, conta a empresária. Mesmo com a chegada dos produtos de relaxamento, que servem para ajudar a “controlar” os cabelos cacheados sem precisar de fazer a escovação, Mabel continuava não satisfeita com seus cabelos. “Eu sempre percebi de que forma aquele cabelo influenciava nas minhas atitudes, por vezes eu me sentia insegura para fazer alguma coisa. Nos grupos de paquera eu costumava me achar a mais feia do grupo de amigas, e achava que os meninos não iam querer namorar comigo por causa do meu cabelo”, relata a cabelereira.

Na busca de uma solução para esse cabelo que não a deixava feliz, aos 18 anos, Mabel fez o seu primeiro curso profissionalizante de cabeleireira. A empreendedora afirma que ali encontrou um universo de possibilidades, ela mesma poderia cuidar de seu cabelo e cuidar do cabelo dos outros.

Aos 31 anos, depois de um tempo atendendo clientes em casa e vivendo outras experiências profissionais, Mabel montou o seu primeiro salão de beleza. “Mesmo realizando esse sonho, eu ainda me sentia um pouco deslocada do que eu realmente queria fazer. Porque o serviço que tinha para fazer era alisar cabelo e aquilo não batia comigo”, confessa Mabel.

O início do investimento no mercado de cabelos naturais

Em 2016, ao perceber o maior número de produtos e salões dedicados a cabelos naturais, Mabel percebeu que existia um nicho do mercado importante a ser explorado. “Entendi que precisava resgatar dentro de mim a jovem Mabel que não gostava do cabelo que tinha, e foi super importante pra mim porque quando eu me encontrei eu descobri que podia ajudar outras pessoas a se encontrarem também”, recorda a cabeleireira. E foi com esse objetivo de transformar a autoestima das pessoas que Mabel deu início ao seu mais novo sonho: um salão especializado em cabelos ondulados, cacheados e crespos.

Após uma intensa pesquisa, especialização e aprendizado de técnicas e tratamentos mais modernos para trabalhar com cabelos crespos e cacheados, nascia o “Mab mais cachos”, agora conhecido como “Raízesse”. O salão, que antes era localizado na região Sul de Belo Horizonte, hoje se encontra na região Nordeste, onde de fato encontrou o seu público-alvo. Cinco anos após a abertura do salão, Mabel continuou investindo na expansão do seu sonho.

Experiência na área comercial e desenvolvimento de curso para profissionais de beleza e linha de produtos própria

Inspirada pela sua vivência na área comercial, Mabel abriu a “Loja Raízesse”: “Eu sabia que o nosso serviço propiciava o consumo de produtos em casa, então logo pensei em facilitar para a consumidora a entrega do produto imediata”, conta a empresária. A loja conta com linhas selecionadas pela própria Mabel, que exige que nenhum dos produtos contenham qualquer tipo de ativos agressores, estando todos eles enquadrados em linhas low e no poo. Atualmente, a loja vem desenvolvendo novos produtos para uso profissional e home care.

Além da Loja, hoje o “Raízesse” conta com cursos de especialização para profissionais que buscam conhecimento sobre o universo dos cabelos cacheados, ondulados e crespos. Os cursos presenciais são divididos em três grupos: Cachos Livres, com duração de dois dias, dedicado aos iniciantes do mercado; Técnicas e Tendências, que, com duração de três dias, ensina cortes e técnicas mais avançadas; e, para os profissionais que desejam realizar uma mentoria especial, o Curso VIP, também com duração de três dias.

Inovação e crescimento em meio a pandemia

Sendo reconhecida no meio profissional como a educadora que desenvolveu sua própria metodologia de ensino e técnicas, Mabel observou que havia uma grande demanda por cursos on-line em meio a Pandemia. Visando atender essa demanda, surgiu a “Comunidade dos Cachos”, a primeira plataforma de ensino continuado no Brasil, em cabelos ondulados, cacheados e crespos. Diferente de outros cursos no mercado on-line, que costumam oferecer um número de aulas fechado, a comunidade dos cachos oferece uma aula nova toda semana com modelo de assinatura anual, oferecendo sempre novos conteúdos para manter os alunos atualizados.

Os cursos são ministrados exclusivamente pela Mabel, e, no formato presencial, contam com o apoio de monitores nas aulas práticas. Todos os cursos seguem com alta procura mesmo no período pandêmico, somando, no último ano, mais de 200 novos alunos no formato online e 50 profissionais nos cursos presenciais.

Hoje, o “Raízesse” realiza aproximadamente 1000 atendimentos por mês, com um faturamento bruto de aproximadamente 400 mil reais mensais, com um crescimento de 25% em relação ao último ano, mesmo em um período pandêmico: “Em quatro anos de negócio e com um investimento inicial de 300 mil reais, o faturamento do salão “Raízesse” está próximo de 5 milhões”, comemora Mabel.

Quando questionada sobre o motivo de tanto crescimento e sucesso, Mabel afirma: “Sigo todos os dias cuidando de pessoas de maneira humanizada, entendendo suas necessidades e fortalecendo sua autoestima. Temos um modelo de negócio? Sim, temos, mas seguimos com um propósito e por isso criamos sinergia e conexão com as outras pessoas!”.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Ana Leichiringue

Deixe um comentário

2 Comentários