NEWSLETTER
O excesso de açúcar pode causar doenças metabólicas, como também, o envelhecimento precoce, por conta da glicação, um processo onde açúcares e carboidratos se misturam as proteínas e com isso, elas perdem a funcionalidade, não desempenhando seus papéis.
As principais células da derme, os fibroblastos, sintetizam colágeno tipo I e elastina. Sua degradação ao longo dos anos é o principal mecanismo de aparecimento das rugas e da perda da elasticidade da pele, em que está envolvido com a glicação e o envelhecimento intrínseco.
Atualmente, as rotinas mais estressantes das pessoas levam ao consumo de uma alimentação pró-estresse oxidativo, com excesso de carboidratos refinados. Esse padrão alimentar moderno pode induzir glicação e potencializar o processo de senescência cutânea.
Esse processo de glicação, em nossa pele, ocorre com o colágeno e com a elastina, auxiliando no aparecimento de rugas, marcas de expressão e flacidez. Essa ação é prejudicional, como as dos radicais livres.
A fim de evitar o processo de glicação, o ideal é manter uma dieta balanceada, evitando alimentos processados, com altos índices glicêmicos e escolher mais alimentos antioxidantes. Hoje em dia, com a tecnologia avançada, você também pode aliar ao uso de dermocosméticos que possuam em sua composição antiglicantes e antioxidantes, assim mantendo a elasticidade da pele.
Eles protegem as proteínas e o DNA contra a glicação e a consequente formação de AGEs (produtos finais de glicação avançada, responsáveis pela alteração na função e aparência do tecido conjuntivo). Os antioxidantes também são considerados ativos epigenéticos: Eles protegem e revertem processos oxidativos, que são os danos causados pela formação de radicais livres, que provocam envelhecimento precoce.
São ativos que, além de evitar os danos do açúcar nas moléculas de proteína, ainda revertem os sinais deixados pelo processo de glicação. É o caso de substâncias como a Carcinina, Niacinamida, Extrato de Iris e Vitamina E, que atuam impedindo a união entre os açúcares e as proteínas, consequentemente minimizando o envelhecimento da pele e devolvendo a firmeza e radiância.
Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER