NEWSLETTER
Usado há mais de mil anos, o picnogenol pode ser um grande aliado no rejuvenescimento da pele, tratamento de melasma e como fotoprotetor
Cada dia surgem novos produtos para ajudar a reduzir os impactos do envelhecimento na pele, e o queridinho do momento é o Picnogenol. Mas esse composto não é novo. Segundo a farmacêutica Aiessa Balest, da Farmacotécnica, existem relatos que o picnogenol é usado há mais de dois mil anos no auxílio da cicatrização de feridas. “O picnogenol é um medicamento natural à base de extrato seco de um pinheiro, usado como suplemento oral e como um ingrediente cosmético”, explica.
Nos anos 50, o professor francês Jacques Masquelier iniciou uma pesquisa após relatos de um explorador francês que teria usado a casca do pinheiro para a fadiga. Depois de anos de pesquisa, Masquelier chegou ao picnogenol, que foi usado para prevenção de doenças cardiovasculares antes de ir para a área dermatológica.
Aiessa explica que o seu uso dermatológico se deve a sua potente ação antioxidante, combatendo o estresse oxidativo através do estímulo à produção de antioxidantes endógenos. “O picnogenol previne envelhecimento cutâneo, e tem a capacidade de clarear manchas causadas pela radiação UV do sol, inibir a melanogênese e a proliferação de melanócitos, importante para a formação do Melasma”, complementa a farmacêutica. Além disso, pode ser um fotoprotetor.
A fisioterapeuta dermatofuncional do CEUB, Letícia Martins Paiva, complementa que o picnogenol promove o aumento de colágeno. “Ele promove também a melhora da circulação sanguínea, por estimular a produção de óxido nítrico que é um vasodilatador”, acrescenta. Ela frisa que o composto pode ser combinado com outros nutracêuticos para auxiliar no rejuvenescimento.
Além de tratamentos antienvelhecimento, o picnogenol também é recomendado para tratamento de manchas. “Devido às suas características, o picnogenol é bastante indicado para pessoas com tendência a desenvolver Melasma causados pelo sol”, explica Aiessa. Além disso, é também utilizado como fotoprotetor oral e por isso previne os danos causados pelo sol, importante para quem esteja se preparando para ir para a praia no verão.
O picnogenol pode ser vendido em forma de cremes tópicos, com concentração de 2% a 3%, além de cápsulas com doses entre 25 e 200 mg. Os resultados desse ativo podem começar a ser percebidos após três meses de uso. “A Farmacotécnica oferece esse produto, e ele é manipulado sob a supervisão de um profissional da saúde”, conclui Aiessa.
Confira também:
NEWSLETTER