NEWSLETTER
*Por Jennefer Oliveira, head de produtos da Use Orgânico
Os cosméticos naturais são grandes aliados para os consumidores e meio ambiente. Manter bons hábitos, como alimentação balanceada, ingestão de água, somada à prática de exercícios físicos e a boas noites de sono é fundamental para que o corpo e mente se mantenham saudáveis. São cuidados essenciais que acontecem de dentro para fora.
A hidratação da pele, os cuidados com cabelos e unhas e a rotina de skincare também são importantes para o bem-estar e a saúde. Não à toa, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) estima que, considerando apenas o mês de janeiro, tenha havido um aumento de 9,3% no comércio de produtos do setor, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Dentro desse setor, há também a crescente no nicho dos cosméticos naturais de cuidados para pele e corpo. Segundo a consultoria Factor-Kline, até 2025 o segmento internacional de cosméticos orgânicos deve alcançar os US$ 48 bilhões.
O primeiro motivo de os produtos orgânicos e naturais estarem em alta é justamente a questão dos benefícios para a saúde. Sua fabricação é totalmente diferente, pois existe muito mais preocupação com a geração de resíduos para o planeta, o impacto ambiental que aquele produto pode causar e principalmente a segurança dermatológica de cada produto para a sociedade, quando, por exemplo, a pessoa tem um problema de pele constante como sensibilidade ou acne.
Os orgânicos e naturais têm um alto poder de hidratação e proteção, fazendo com que o usuário precise de menos produtos para o cuidado com a pele. Diferentemente do que se pensa, tais artigos são tão eficazes quanto os tradicionais. Às vezes, eles precisam de um tempo mais longo para agir, uma vez que os insumos são naturais, então seus efeitos carecem de um pouco mais de tempo para serem notados. Em contrapartida, não causam possíveis agressões à pele ou à saúde.
Outro ponto relevante dos orgânicos e naturais é a preocupação além do que está dentro da embalagem. Há o cuidado com o meio ambiente. Muitas marcas preferem apoiar a agricultura familiar e orgânica, assim pequenos agricultores têm mais renda e conseguem continuar produzindo sem a necessidade de usar agrotóxicos.
É importante as empresas se posicionarem em relação ao impacto ambiental que causam, como a gestão de resíduos internos, direcionando-os para reúso para adubos, reciclagem e até mesmo para a produção de combustível energético. Uma alternativa é usar o I’m Green, plástico de fonte renovável, um polietileno que tem a cana-de-açúcar como matéria-prima, cujo tempo para ser absorvido pela natureza é menor, ou ainda o selo EuReciclo, que contribui para a compensação diminuindo o impacto na natureza.
Desse modo, os cosméticos naturais e orgânicos têm boa aceitação para os consumidores não só pelos benefícios que trazem à saúde, sem ingredientes nocivos, sem a utilização de agrotóxicos, a partir de métodos sustentáveis e sem exploração, bem como para o meio ambiente, pela menor geração de lixo, menos poluição da água e do ar e pela matéria-prima das embalagens. Como toda mudança, a adesão a esses produtos é gradativa, mas no longo prazo traz diversos benefícios para todos.
Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER