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Clean beauty: cosméticos que não causam prejuízos ao meio ambiente e à saúde
O movimento clean beauty é uma tendência de consumo no consciente, não tóxico, sem ingredientes como parabenos, sulfatos, silicones e também pode ser orgânico, natural e/ou vegano. São produtos seguros e que oferecem alta performance, usando a tecnologia para inovação.
O consumidor cada vez mais atento a composição dos produtos que consome, busca a transparência em identificar seus conteúdos, assim fazendo com que as indústrias se preocupem ainda mais com a matéria prima, estudos e segurança dos seus ativos.
A L’Oréal promoveu uma conferência online para expor as mudanças que estão sendo feitas nas marcas do conglomerado para um futuro mais limpo e seguro. Até 2030 e com uma abordagem de “ciências verdes”, a empresa espera utilizar cerca de 95% de seus ingredientes de fontes renováveis ou de processos circulares. As projeções da gigante da beleza mostram também que a companhia tem unido esforços para desenvolver fórmulas que sejam 100% seguras para os mares e oceanos. [Forbes]
O crescimento do clean beauty, no entanto, levanta uma discussão sobre a capacidade da natureza de suprir a demanda da indústria da beleza. “Se, hoje, o mundo quisesse só consumir ingredientes naturais, não teria para todo mundo. Não tem como atender essa expectativa atualmente. A indústria teve que desenvolver ingredientes sintéticos livres de impactos ambientais e livres de toxinas. A beleza limpa não necessariamente é de origem natural, mas tem que ser isenta de prejuízos ao meio ambiente e à saúde”, explica Patrícia Silveira, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e especialista em cosmética natural. [Forbes]
E não basta o produto atender a essas características se o conceito não se expandir para a embalagem e distribuição. Mais de 15 bilhões de embalagens são enviadas a aterros todos os anos. Mais de 40%são feitas de plástico e com o conceito de uso único. Materiais recicláveis, uso de refil, o conceito de levar sua embalagem vazia a uma loja, são algumas medidas já adotadas por diversas marcas.
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