NEWSLETTER
Tío Nacho participa de plantio de árvores nativas
A ação faz parte do projeto de neutralização de carbono das embalagens de Tío Nacho, iniciado em 2022 em parceria com o Carbon Free Brasil.
A marca de produtos capilares Tío Nacho, em parceria com o Carbon Free, realizou o plantio de mudas de árvores em Itapetininga, interior de São Paulo. A ação aconteceu no último dia 23, na sede da ANSPAZ, associação beneficente parceira de Carbon Free. Desde 2022, essa Organização tem se dedicado ao apoio da educação ambiental de crianças em situação de vulnerabilidade social e, assim, disponibilizou a área para o plantio.
No evento, foram plantadas 250 mudas, quantidade necessária para a neutralização de 50 toneladas de carbono. Estavam presentes para colaborar com essa ação cinco influenciadores digitais convidados por Tio Nacho para conhecer o projeto. Entre eles, as gêmeas Giselle (@gisellebatista) e Michelle Batista (@mixabatista), apresentadoras e fundadoras do canal GiMi no YouTube; a gestora ambiental Gabriela Marcondes (@sustentavel.napratica), do canal Sustentável na Prática; o geógrafo Gabriel Ferri, do canal @planetapospandemia; além da comunicadora e atleta Mina Winkel (@minawinkel).
O influenciador Gabriel Ferri, do canal Planeta Pós Pandemia, elogiou a ação. “Me senti muito bem, cheio de vontade de aprender e, também, de ensinar. As equipes de Tío Nacho e Carbon Free me ensinaram bastante sobre o mercado de carbono e todas minhas dúvidas foram sanadas! Achei muito legal a transparência de Tío Nacho em relação às suas ações em prol da sustentabilidade e constante busca pela consciência e responsabilidade ambiental”.
A atividade faz parte do projeto que, desde 2022, neutraliza as emissões de gases do efeito estufa (GEE) na produção de suas embalagens. Até outubro de 2023, foram restaurados cerca de 2.100 metros quadrados de Mata Atlântica e neutralizadas 791 toneladas de carbono. Até abril de 2024, a estimativa é de que sejam emitidas e neutralizadas mais 350 toneladas de GEE.
“Os consumidores estão cada vez mais atentos às ações de sustentabilidade das empresas. É com esse olhar que Tío Nacho vem se posicionando no mercado. Através de projetos, como neutralização de carbono e uso de frascos 100% reciclados e recicláveis, a marca busca incentivar o consumo mais consciente e o descarte adequado dos materiais.”, explica Camila Fogaça, gerente de Marca para Personal Care. “Estamos focados no consumidor que, além de pensar nos benefícios que os produtos proporcionam para o seu bem-estar, também se preocupa com o futuro do planeta.”, destaca.
Como funciona a neutralização do carbono?
Para a realização da neutralização de carbono, é realizado um estudo, conhecido como Inventário de Gases do Efeito Estufa, que calcula a quantidade de carbono emitida no processo produtivo. Esse processo de cálculo de emissões é feito para as etapas de produção da embalagem de toda a linha Tío Nacho. Com o dado exato da quantidade de toneladas de CO2 emitida na atmosfera, o Carbon Free Brasil realiza a neutralização destas emissões com a compensação de créditos de carbono e o plantio de árvores.
Por meio do processo, conduzido e verificado pelo Carbon Free Brasil, a neutralização de carbono de Tío Nacho já apoiou a geração de energia renovável de uma Pequena Central Hidrelétrica, que promove o uso de energia limpa e diminui a quantidade de carbono emitido na atmosfera pelo consumo de energia no Brasil. Esse projeto possui créditos de carbono certificados pelo UNFCCC, órgão da ONU que certifica a veracidade das ações desenvolvidas e garante a procedência dos créditos de carbono compensados.
Na opinião de Vivian Pellis, COO do Carbon Free Brasil, o crescimento da neutralização de carbono se insere em um movimento coletivo para enfrentar os desafios climáticos, que preocupam toda a sociedade. “Acreditamos que eventos, como o plantio de árvores com a participação de colaboradores das empresas parceiras, sejam uma inspiração para a construção de um futuro mais sustentável”, explica.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER