NEWSLETTER
As cores para atrair consumidores e fidelizar clientes
O varejo hiperfísico está cada vez mais presente no futuro do setor. Hoje, – muito devido à pandemia – as lojas físicas se tornaram um ponto crucial de conexão entre as marcas e pessoas, por isso, é essencial o planejamento das estratégias para atrair o público a partir de experiências únicas e memoráveis, capazes de fidelizar os clientes e gerar engajamento.
De acordo com Camila Salek, fundadora e diretora de Inovação da Vimer Retail Experience e especialista em futuro do varejo, o hiperfísico é capaz de criar um impacto sensorial, provocando os sentidos e despertando emoções nos clientes, além da sensação de pertencimento. “Para isso, as lojas físicas devem investir em estratégias criativas e diferenciadas para tornar as visitas às lojas uma experiência memorável e única”, avalia.
Tais tendências inovadoras envolvem toda a estratégia de criação da loja, inclusive as cores dos ambientes – fundamentais nesse processo, pois é capaz de transformar um espaço comum em um ambiente convidativo e acolhedor.
O tema foi abordado na palestra da especialista na Haus Decor, a mais recente feira de decoração do mercado, realizada simultaneamente à Expo Revestir 2023. A convite da Tintas Coral, Camila apontou durante o evento que os desafios do uso da cor na arquitetura não são exclusivos do mercado residencial, já que há diversos projetos em lojas com tons neutros, deixando de lado a autoralidade e a memorabilidade que um projeto colorido pode criar.
“Sabemos que os profissionais de arquitetura e design, com algumas excelentes exceções, tendem a ficar na zona de conforto dos beges, cinzas e off whites, que é o famoso ‘não tem erro’, mas a verdade é que aqueles profissionais e marcas que vão na contramão desse movimento tem conquistado cada vez mais espaço na mente das pessoas. Cor diferencia. Cor cria experiência. Cor transforma. A Coral acredita muito nisso. E um dos assuntos que pouco falamos no evento é o retail experience ou a arquitetura de experiência, um tema tão em voga no mundo todo e que caminha de mãos dadas com a arquitetura e com a cor”, afirma Salek.
Além da Expo Revestir 2023, a NRF 2023, maior evento de varejo do mundo, confirmou a tendência do hiperfísico como norteadora das grandes transformações nas lojas físicas. “Chega de regra, neutralidade, monotonia e excesso de padronização: o mercado exige experiências únicas e personalizadas para conquistar e manter a fidelidade dos consumidores, criando relacionamentos tangíveis e de longo prazo”, finaliza a especialista.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER