NEWSLETTER
Dilema comum em casas e apartamentos com metragens reduzidas, a adaptação do banheiro social para receber visitantes pode ser mais simples do que parece
Ao longo dos anos, com a tendência de diminuição no tamanho dos lares, uma nova disposição dos cômodos tem feito com que o banheiro e o lavabo passassem a dividir o mesmo ambiente. Em apartamentos e casas com metragens menores, o desafio dos moradores é como conciliar a necessidade de ter um banheiro acolhedor e elegante para as visitas da mesma forma em que seja funcional, prático e íntimo.
Pensando nisso, a Celite, marca que democratiza a tecnologia e entende o banheiro e o modo de vida do brasileiro, traz dicas de como deixar o banheiro apropriado e charmoso para receber visitas enquanto atende as demandas dos habitantes da casa. Acompanhe!
Para começo de conversa, é preciso entender o que define um ambiente como banheiro ou lavabo. Ambos são dedicados aos cuidados com a higiene pessoal diária e, por isso, precisam oferecer bancada com cuba e bacia sanitária. É justamente a presença de um terceiro espaço – a área do chuveiro ou da ducha –, que formaliza um ambiente como banheiro completo.
Por contar apenas com a presença indispensável de duas peças, o lavabo normalmente possui medidas mais enxutas e fica localizado próximo a área social da casa. Em lares maiores é comum que haja um segundo banheiro na casa, normalmente posicionado na área intima, que ganha a presença do espaço de banho. Construções mais enxutas ou que possuam apenas um banheiro, no entanto, precisam adaptar este único espaço para receber os não-moradores com o mesmo conforto que um lavabo receberia.
Após entender a diferença entre os conceitos de banheiro e lavabo, chegou o momento de projetar essa junção da melhor forma possível. Para isso, é necessário calcular medidas confortáveis para a distribuição das louças no espaço, uma vez que essa visão propicia mais comodidade e fluidez para o ambiente. Em seguida, escolha a posição ideal para a pia e o chuveiro: uma sugestão é que a pia esteja posicionada sempre em evidência e próxima à porta.
Vale também decidir com cautela qual deve ser a iluminação que melhor atenderá a demanda de claridade geral e luz direcionada. Tudo isso, claro, acompanhado de um olhar atento para a organização do ambiente. Desta forma, os moradores terão privacidade e não deixarão seus itens de higiene pessoal expostos por todo o banheiro.
No geral, a área do banho fica posicionada ao fundo do banheiro, o que por si só já facilita no desafio de camuflar esse espaço. Entretanto, manter um único revestimento no piso e nas paredes – tanto dentro quanto fora da área molhada do box propriamente dito –, coopera no desejo de criar uma unidade visual e não direciona nosso olhar da mesma maneira que acontece quando se destaca o local do banho um acabamento diferente.
Se o banheiro híbrido dispuser de medidas mais enxutas, um caminho é avaliar a possibilidade de trocar a porta do box por um modelo articulado. Com as folhas recolhidas para o lado de dentro, os visitantes ganham alguns centímetros valiosos para se movimentarem livremente, sem esbarrar em obstáculos.
No caso de um local com metragem confortável, mudar as ferragens do box para um modelo sem metais aparentes, como o box piso-teto, por exemplo, surge como mais uma alternativa interessante que coopera no desafio de camuflar a presença da região do chuveiro no banheiro híbrido.
Evitar a presença de itens sobre a bancada da pia converte quase que automaticamente um banheiro em lavabo. Ao ocultar os objetos de uso rotineiro do alcance do olhar, o ambiente fica mais clean, organizado e fácil de higienizar.
Uma estratégia inteligente para solucionar esta questão e facilitar o dia a dia, é escolher um espelho com armário ou prateleira acoplada. A Celite conta com uma linha de gabinetes e espelhos modernos, atemporais e que combinam perfeitamente com a decoração do seu banheiro.
Aproveitar o espaço vertical com armários que avançam pelas paredes ou com o uso de prateleiras e nichos suspensos amplia também o armazenamento sem deixar a baguncinha de todo dia aparente. No caso de prateleiras, a aquisição de cestos para dispor itens como como papel higiênico, algodão e hastes flexíveis são super bem-vindos! Nesse capítulo, dê preferência aos modelos com tampa, pois além de manter os itens arrumados, ajudam na proteção contra a umidade.
Linha Basic, com 60 de largura por 38 de profundidade, oferece mais espaço: 1 porta, 2 gavetas pequenas e 1 gavetão que compreende toda a peça. Acompanha cuba de apoio quadrada Q6 e metal de bica alta. Disponível nas cores Branco e Wengue
Aposte nos metais
Quer modernizar o banheiro sem aquele quebra-quebra exaustivo de obra? Saiba que renovar o conjunto de torneiras ou misturadores e trocar o chuveiro já faz uma grande diferença! Uma dica importante: dê preferência para modelos com o encaixe igual ao modelo antigo, assim não será necessário nenhum tipo de adaptação ou troca de canos e peças no momento da instalação.
Observe também que além de chuveiros, torneiras, misturadores e registros há outros pontos focais em acessórios como toalheiros – de banho e de rosto –, saboneteiras, papeleiras e cabideiros. Unificando todos esses itens e apostando em uma mesma linha, o resultado será um banheiro muito mais harmônico, renovado e moderno. Para facilitar a vida dos moradores, a Celite ainda oferece estes assessórios em formato de kit:
Linha UP com cinco peças: toalheiro anel, saboneteira, papeleira e cabideiros
Acertar na iluminação pode ser o que faltava para transformar um banheiro comum na versão híbrido e com cara de lavabo. Com a dose certa de sofisticação, a cuba de semiencaixe Q2 e o misturador de mesa Elite tiveram a elegância ressaltada com a fita de LED instalada atrás do espelho.
No que se refere a iluminação, algumas soluções podem tornar o seu banheiro ainda mais aconchegante. Para a luz geral, uma luminária de teto centralizada basta. No entanto, como o banheiro é um local dedicado ao bem-estar, uma lâmpada amarelada concebe os cenários mais acolhedores. E entre tantas possibilidades, há ainda quem prefira dispor alguns spots de luz pelo teto, produzindo, desta forma, uma iluminação mais efetiva, porém menos intimista.
Sobre a bancada da pia, uma boa dica é investir em arandelas. Empregada em pares, elas ainda dão uma força extra na hora da maquiagem ou do barbear. Alinhe dois modelos iguais com o espelho posicionado ao centro para suavizar as sombras que incidem sobre o rosto e permitem uma ótima visualização da face.
Alternativa prática e moderna, a fita de led posicionada atrás do espelho promove a claridade indireta que é confortável para aqueles dias em que relaxar se torna a principal tarefa. Uma boa recomendação é combinar arandelas com luz branca, boas para iluminar e mostrar detalhes, com a fita de led amarelada, que traz esse bem-estar visual de forma discreta.
Plantinhas, prateleiras equipadas com fita de led e pequenos objetos de decoração trazem o ar de bossa que este banheiro precisava. Charmoso como um lavabo e altamente funcional como um banheiro deve ser! | Foto: Divulgação Celite
Nem só de funcionalidade vive um banheiro que também precisa cumprir o papel de lavabo. Parte da graça do espaço está em aliar a praticidade aguardada com uma boa dose de beleza, não é mesmo? Que tal acrescentar um par de quadrinhos no espaço vertical ao lado do toalheiro? Escolha obras simples, com cores que tenham ligação com o restante do local e confeccionadas em materiais resistentes à umidade ou que possam ser substituídas sem muito apego.
Objetos de cerâmica, espelho ou vidro também são boas pedidas para compor a decoração, uma vez que são resistentes e fáceis de limpar. Uma nova camada de cor é outra recomendação valiosa quando o assunto é renovar o ambiente sem exigir muito esforço ou altos custos no orçamento. Quanto menos revestimento for possível usar fora da parte do chuveiro, mais cara de lavabo seu banheiro híbrido terá e mais fácil será de renová-lo com o passar dos anos.
Que tal um pouco de verde? Plantinhas sempre são bem-vindas em qualquer cômodo da casa e no banheiro não seria diferente. Vale selecionar espécies capazes de se desenvolver bem de acordo com a quantidade de luz natural disponível no ambiente. Em lugares com espaço, a zamioculca e o pacová, folhagens grandes e que têm pouca demanda por claridade, são escolhas interessantes. Sem espaço no piso, vale escolher espécies de plantas pendentes ou trepadeiras, que ficam lindas apoiadas na bancada, em nichos ou acima dos armários e prateleiras. Samambaias, jiboias, columeias e peperômias estão nesse clube.
Por fim, não se esqueça de escolher um bom conjunto de toalhas com toque macio e caprichar também nas escolhas dos aromas, seja ao dispor um dispenser com sabonete líquido para higienizar as mãos ou um aromatizador de ambientes para uma experiência completa a todos que passarem por este cantinho.
Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER