NEWSLETTER
Como deixar a casa amigável aos pets?
Os principais pontos para adaptar os ambientes para a segurança dos animais e uma convivência harmoniosa
Os animais de estimação têm cada vez mais se tornado membros queridos e integrantes dos lares brasileiros. No entanto, a simples presença de um pet em casa vai além de um ato acolhedor; demanda uma atenção especial para adaptar o ambiente, priorizando não apenas a segurança e o bem-estar deles, mas também evitando contratempos que possam causar frustrações aos moradores.
Escolher os móveis certos é fundamental para manter um ambiente limpo e agradável para humanos e bichos. O ideal é optar por tecidos que não puxem e também não acumulem pelos, como microfibra, couro sintético e tecidos de fácil limpeza. Isso não apenas facilita a manutenção, mas também garante um espaço mais saudável para todos.
Quem compartilha a cama com pets sabe que acidentes podem acontecer. Para preservar a durabilidade dos itens, é imprescindível investir em protetores impermeáveis tanto para colchões como para travesseiros. Além de proteger contra possíveis acidentes, esses protetores são fáceis de limpar e assim mantêm a higiene desse espaço de descanso.
Janelas abertas podem representar perigo para animais curiosos. Para garantir a segurança dos pets e evitar acidentes, é necessário instalar telas de proteção. Assim, os bichanos podem desfrutar da brisa e observar o mundo lá fora sem correr riscos. É possível ainda escolher entre diversos estilos e materiais que se adequem à decoração da casa.
Outro item fundamental é o cuidado com as plantas que se tem em casa. Algumas delas, comuns nos lares brasileiros, podem ser prejudiciais à saúde dos animais se ingeridas. Os moradores devem pesquisar sobre plantas tóxicas e remover aquelas prejudiciais ao alcance dos animais. Caso haja sinais de intoxicação, é preciso buscar atendimento veterinário imediatamente.
Objetos pequenos, como brinquedos de crianças, bijuterias e objetos de decoração, podem ser facilmente engolidos pelos animais de estimação. Isso pode resultar em sufocamento ou obstruções intestinais. É fundamental deixar tais itens longe do alcance dos pets e deixar somente à vista brinquedos específicos para animais, que sejam seguros para mastigação.
A adequação da casa para animais de estimação que enfrentam desafios de saúde e locomoção é uma tarefa que requer a orientação especializada de profissionais da medicina veterinária. Problemas como artrite, paralisias e outras condições que afetam a mobilidade demandam um ambiente adaptado para garantir que eles possam desfrutar de uma vida confortável e digna.
O cuidado com o piso é crucial para a saúde osteoarticular dos animais de estimação, especialmente os cães. Deve-se evitar pisos excessivamente lisos, pois isso pode contribuir para problemas nas articulações. Tapetes antiderrapantes e pisos de materiais mais aderentes são as melhores escolhas para tornar a superfície mais segura para brincadeiras e movimentações dos pets.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER