fbpx

Dicas para deixar a área externa completa e aconchegante

A arquiteta Cristiane Schiavoni relaciona o que não pode faltar em uma área externa para moradores que desejam fazer deste espaço um local agradável para o convívio familiar e reuniões de amigos.

 

Inspire-se na cobertura de lazer realizada pela profissional para um casal de moradores: área gourmet com cozinha completa, sala de estar, lavabo, paisagismo e SPA tornaram-se o espaço preferido dos clientes

O resultado da área externa de uma casa ou apartamento, incluindo o espaço gourmet, é sempre muito esperado pelos moradores, afinal, é lá que vão poder reunir a família e amigos para um evento especial, ou até mesmo situações a sós, já que a função deste espaço é de proporcionar bem-estar e aconchego. “Sendo assim, fugir do convencional e trazer uma decoração que reflita o estilo de vida dos proprietários é, de fato, o melhor caminho”, afirma a arquiteta Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva o seu nome, que recentemente realizou o sonho da cobertura de lazer para um casal de moradores.

Para que esse espaço seja usual e aconchegante, o que não pode faltar? De acordo com a profissional, o projeto de uma área externa precisa ser completo, possibilitando que seja usado em diversas ocasiões. “Ao meu ver, esse ambiente precisa fazer parte do restante do lar e não servir apenas como um local para receber convidados esporadicamente”, completa.

Foi com essas ideias e propostas multifuncionais dos ambientes que Cristiane trabalhou a cobertura do jovem casal à espera do primeiro filho. Com o espaço completamente livre, sua primeira sugestão foi dividir em uma área aberta e outra fechada, que ganhou o coração dos clientes. Acompanhe as dicas e inspirações elencadas por ela para a definição do layout:

Muito mais do que uma churrasqueira

Neste espaço gourmet, além da churrasqueira em si, a profissional incluiu outros equipamentos primordiais, como o forno embutido na marcenaria, uma geladeira e o fogão por indução que ganhou espaço na ilha central revestida em porcelanato. Nas paredes, dois revestimentos distintos: o subway tile branco, em toda parede da pia, e o revestimento 3D cinza, que se destacou no décor | Foto: Carlos Piratininga

Desde o início do projeto, a arquiteta tinha como objetivo tornar o gourmet em uma cozinha oficial da cobertura, além daquela que já existia na área social do imóvel. Para que isso acontecesse, precisou fechar uma parte da varanda, pois na planta original tudo era completamente aberto. Assim, acompanhando também as vontades dos proprietários, o espaço gourmet passou por grandes formulações. “Com a reforma, conseguimos conceber um status de cozinha super gostosa e multifuncional, que pode ser utilizada tanto em eventos especiais e até mesmo no dia a dia. Aliás, eu soube que eles deixaram a cozinha ‘oficial’ para aproveitar, todos os dias, a estrutura que elaboramos na cobertura”, revela Cristiane.

Um ‘quê’ de sala de estar

 

O espaço gourmet pode – e deve! – ser uma área extremamente aconchegante. E esse foi o ponto de partida para o projeto assinado pela arquiteta. No lado oposto à cozinha, a sensibilidade e a percepção da Cristiane evocou a concepção de um novo ambiente: uma pequena sala de estar que está pronta para atender diversas ocasiões. “Ao receberem convidados para um churrasco, a ambientação está ali para recepcioná-los de uma maneira singular. E no cotidiano dos clientes, também pode se valer com sala de televisão, quando quiserem mudar de ares”, discorre a profissional. Com um suporte giratório fixado no teto, a TV tanto volta-se para o sofá, como também para o lado gourmet.

Com toda a estrutura projetada, que é um convite para aproveitar por muito tempo, a instalação de um lavabo se tornou imprescindível. E, por ser um ambiente que de certo modo fica “isolado” do restante do espaço, foi possível criar um décor impactante. “Trouxe o paisagismo da parte externa da cobertura para dentro do lavabo, utilizando um papel de parede que evoca o natural com folhagens diversas”, conta Cristiane.

 

No lavabo, a bancada de Aglostone recebeu uma cuba de apoio oval facetada – escolhas que agregaram ainda mais sofisticação para a composição do décor | Foto: Carlos Piratininga

Um espaço para relaxar

Executado em um material sustentável que imita madeira, o deck, além de possibilitar um acesso confortável ao SPA, também faz a função de esconder todos os equipamentos e hidráulica | Foto: Carlos Piratininga

Para a composição do lazer externo, quando não há espaço suficiente para a instalação de uma piscina, o SPA é a escolha perfeita. Além de promover uma deliciosa convivência entre os moradores, familiares e amigos, pode ser utilizado tanto no calor, quanto em dias mais frios, uma vez que os equipamentos permitem deixar a água em temperatura agradável. No contorno de toda a área externa, a grande parede com folhagens verdes contribui para a privacidade e enriquece o espaço. “A combinação com o paisagismo trouxe ao ambiente uma atmosfera ainda maior de bem-estar. Eu adoro essa sensação de um quintal de casa”, compartilha a arquiteta.

Projetos que contam histórias

De acordo com a arquiteta Cristiane Schiavoni, um projeto não transmite autenticidade se não contar a história dos proprietários. Sendo assim, a cobertura deste apartamento foi o lugar escolhido para refletir um pouco mais da personalidade do jovem casal. Nas paredes, o artista plástico Arnaldo Degaspari foi o responsável por grafitar a imagem dos gatinhos dos moradores, o John e o Snow. “Aproveitamos o espaço para eternizar, também, os destinos visitados por eles durante o tempo que estão juntos”, finaliza a profissional.

 

Confira também:

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Beatriz Costa

Deixe um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com