fbpx

Plantas preservadas: unindo estética e bem-estar no décor

Plantas preservadas: unindo estética e bem-estar no décor

Em busca de elementos decorativos que integram a natureza aos ambientes, as plantas preservadas são opções versáteis e modernas ideais para a casa

Na decoração de ambientes, diversos princípios arquitetônicos são levados em consideração, sendo a inclusão de plantas um elemento recorrente. Com o aumento da urbanização, torna-se essencial integrar elementos que nos conectem à natureza em nossos lares, indo além da mera preocupação estética.

A criação de um ambiente aconchegante que permita o contato com a natureza pode parecer uma tendência moderna. No entanto, já em 1964, o psicólogo Erich Fromm falava sobre a necessidade humana de estar cercado por “coisas vivas” através do conceito da biofilia, posteriormente popularizado pelo biólogo Edward O. Wilson.

A busca por um ambiente acolhedor, sem perder a elegância e a praticidade, levou os profissionais de arquitetura e decoração a incorporarem a vegetação em seus projetos. Nesse sentido, as plantas preservadas facilitaram o processo devido às suas características semelhantes às plantas naturais.

Além de não exigirem atenção diária, as plantas preservadas podem ser facilmente mantidas com uma higienização semestral para remover o acúmulo de poeira. Outra vantagem é que não precisam estar expostas à luz direta e ambientes abertos, tornando-as elementos versáteis na decoração.

Considerando como incluí-las em sua casa, apresentamos algumas dicas sobre como as plantas preservadas podem se tornar o complemento perfeito para todos os espaços.

Sala de estar

Além de integrarem arranjos, as plantas preservadas podem ser dispostas em jardins verticais, um artefato versátil e elegante.

Banheiro

Devido à sua capacidade de se adaptar a qualquer ambiente, a inclusão de plantas preservadas nos banheiros tornou-se possível e indispensável para projetos que buscam modernidade e bem-estar.

Arquitetos e designers de interiores combinam texturas e cores amadeiradas com folhagens, mantendo o Design Biofílico presente em suas criações.

Quarto

Como o espaço da casa destinado ao repouso e à renovação de energia, o quarto define-se por estética e benefícios funcionais. Além do aspecto visual, as plantas proporcionam a redução do estresse e a atenuação de ruídos excessivos.

Neste ambiente, a criação de uma atmosfera relaxante, combinada com um purificador de ar para quarto, cores neutras e plantas preservadas, é uma aposta infalível.

Escritório

A tensão do cenário corporativo ou a disciplina necessária para o home office podem ser atenuadas por meio de ambientes que ofereçam serenidade. As plantas preservadas nesse contexto promovem a produtividade e têm o potencial de restaurar o foco durante as horas de trabalho. Assim, considerar investir em arranjos ou paredes com elementos arbóreos pode ser uma excelente opção para a decoração do seu local de trabalho.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário