fbpx

5 lições de educação financeira para ensinar as crianças nas férias

Explorando o mundo das finanças: 5 lições de educação financeira para ensinar as crianças nas férias

Descontração das férias escolares também pode guardar ensinamentos; veja como preparar as crianças para uma vida financeira saudável

Com a chegada das férias escolares, muitos pais estão em busca de atividades complementares para seus filhos. Uma oportunidade valiosa que pode ser explorada durante esse período é ensinar sobre educação financeira; afinal, compreender os conceitos básicos de economia desde cedo é fundamental para fornecer uma base sólida de conhecimento, preparando-as para um futuro financeiramente saudável.

“Ao aprender sobre educação financeira, as crianças poderão desde cedo exercitar a tomada de decisões conscientes e responsáveis em relação ao dinheiro, desenvolvendo uma compreensão mais profunda sobre seu valor. Quanto mais cedo se puder ensinar e aprender conceitos financeiros básicos, como distinguir entre necessidades e desejos, maior é a chance que se está dando às futuras gerações para gerenciar suas finanças de forma eficaz e saudável”, explica Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal.

Para ajudar os pais a introduzirem o assunto na rotina dos filhos, a executiva elenca cinco dicas práticas para as férias. Confira:

Incentive o planejamento financeiro

Durante as férias, envolva seus filhos no processo de planejamento financeiro familiar, explicando a importância de estabelecer metas, como economizar para uma viagem, um brinquedo ou qualquer outro objetivo. Ajude-os a criar seu primeiro plano de ação, definindo passos para atingir essas metas; por exemplo, sugira economizar uma parte do dinheiro que recebem para comprar algo que desejam. É uma ótima oportunidade para mostrar como estabelecer um objetivo específico, definir prazos e acompanhar o progresso.

Diferencie necessidades de vontades

É importante que seus filhos compreendam a diferença entre necessidades e desejos, ajudando a reconhecer que algumas coisas são essenciais, como alimentação, moradia e educação, enquanto outras são apenas desejos, como itens de luxo e entretenimento. Explique como fazer escolhas conscientes sobre como gastar o dinheiro, priorizando o que realmente é necessário e considerando as vontades dentro de um orçamento estabelecido.

Promova o hábito de economizar

Estimule seus filhos a economizarem dinheiro, seja por meio de um cofrinho ou uma conta bancária própria, mostrando como pequenas economias podem se acumular ao longo do tempo. Explique que guardar uma parte do dinheiro recebido pode ser útil para alcançar objetivos futuros, como a compra de um brinquedo especial, um jogo mais caro ou qualquer item que esteja na lista de desejos.

Mantenha o diálogo sobre finanças

Promova regularmente conversas sobre finanças, oferecendo a oportunidade para tirar dúvidas, propondo discussões sobre o assunto para a criança exercitar os conhecimentos adquiridos e também compartilhando experiências pessoais suas para ensinar pelo exemplo. Falar sobre dinheiro abertamente ajuda as crianças a desenvolverem uma mentalidade saudável em relação ao tema e a tomarem decisões financeiras informadas.

Jogos e atividades educativas

Utilize jogos, aplicativos e atividades lúdicas relacionadas à educação financeira para envolver as crianças durante as férias. Existem diversos recursos disponíveis, como jogos de tabuleiro, aplicativos de simulação financeira e atividades práticas para ensinar sobre finanças de forma divertida e interativa.

“Os pais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da vida financeira de seus filhos. Ao inserir dicas práticas durante as férias, eles proporcionam um ambiente de aprendizado estimulante, onde as crianças podem adquirir habilidades fundamentais. Além disso, a educação financeira é um processo contínuo, não se limita a um único momento. À medida que as crianças crescem, é importante adaptar as lições de acordo com sua idade e capacidade de compreensão”, finaliza a executiva.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário