fbpx

A prática de exercícios é fundamental desde a infância?

A prática de exercícios é fundamental desde a infância?

Os benefícios da prática esportiva são extensos. Ainda assim, o exercício é visto por muitos como penoso, levando quase metade da população brasileira à inatividade. Iniciar a prática cedo é uma solução para cultivar o hábito de maneira saudável.

É fato que a prática regular de exercícios físicos traz uma infinidade de benefícios para o corpo humano. Existe também relação com a redução do estresse e prevenção de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, além de melhora na qualidade do sono, aumento do equilíbrio, da força e da agilidade, entre muitos outros benefícios.

Mesmo assim, este hábito ainda é deixado de lado por muitos. A OMS (organização mundial da saúde) mostrou que ao menos 47% dos brasileiros podem ser considerados fisicamente inativos, ou seja, não praticantes de atividades físicas, o que faz do Brasil um dos países menos ativos da América Latina.

O dado é preocupante, uma vez que a inatividade física pode levar ao sedentarismo, que influencia negativamente na qualidade de vida da população, causando piora tanto na saúde física, quanto na saúde mental.

Porém, nem tudo está perdido. Uma solução para criar o hábito do exercício físico é começar desde criança. Guilherme Ribeiro Moura de Faria, educador físico, ator, praticante e mestre de artes marciais, acredita que, além dos benefícios físicos trazidos pelo exercício, ainda é possível trabalhar qualidades como foco, disciplina e paciência com crianças, tudo a partir da atividade física.

O especialista comenta que ingressou no kung fu aos 14 anos, e ressaltou os aprendizados que recebeu, que hoje compartilha com seus alunos. “O Kung Fu é uma Arte Marcial que te desenvolve como um todo, proporcionando benefícios tanto físicos como emocionais. Ele tem uma visão muito holística. No Kung Fu você desenvolve disciplina, respeito, responsabilidade, paciência, prudência, autocontrole e humildade”, afirma.

Além disso, Guilherme, que atua como preparador infantil dos personagens da novela “A infância de Romeu e Julieta”, do SBT, assegura que praticar uma atividade física pode contribuir também no autoconhecimento das crianças, que passam a ser mais conscientes em relação ao seu próprio corpo e seus limites pessoais.

É importante ressaltar que a relação da criança com o exercício é fundamental para que não se torne algo penoso, mas sim prazeroso no futuro, cultivando o hábito de praticar exercícios de forma saudável para o resto da vida.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário