fbpx

Adultos são capazes de aprender outro idioma?

Adultos são capazes de aprender outro idioma?

Apesar de as crianças terem mais facilidade no aprendizado de novas línguas, os adultos também conseguem aprender, mas precisam de um esforço maior

Aprender outra língua pode ser algo muito desafiador, principalmente para um adulto, mas está longe de ser algo impossível como muitos pregam. Essa necessidade acaba se tornando mais evidente após a entrada no mercado de trabalho, no qual as empresas têm dado cada vez mais preferência por profissionais fluentes em outros idiomas.

Porém, essa demanda vai totalmente contra a realidade brasileira. Segundo um estudo realizado pelo British Council, instituto do Reino Unido que busca difundir a língua inglesa no mundo, somente 5% da população fala o idioma, e deste número apenas 1% é fluente em conversação.

Com isso, aprender uma nova língua pode se mostrar como um diferencial ao concorrer a uma vaga, ou até mesmo uma promoção. Mas é importante não cair em certos argumentos que muitos levantam como desculpas para não estudar. Ainda é possível ser adulto e aprender inglês, mas requer certo esforço.

Por que é tão difícil?

Devido à maior carga de responsabilidade e a uma noção melhor do mundo à sua volta, é normal que os adultos acabem se sentindo mais pressionados para aprender outro idioma. Grande parte disso se deve às pressões internas e externas, que acabam levando a uma exigência de perfeição, que costuma demorar para se formar.

Essa cobrança acaba gerando uma dificuldade maior para assimilar as informações, fazendo com que o processo seja muito mais lento. Unindo isso a uma rotina conturbada com trabalho, família e estudos em outras áreas, acaba tornando o aprendizado ainda mais desafiador e cansativo.

O que pode ser feito?

Existem alguns meios de facilitar o ensino de inglês para adultos que geralmente acabam ajudando a passar por essa fase de maneira mais fácil.

Crie metas

Uma das melhores formas de motivação é com a lógica da recompensa. Ao fazer isso, o organismo libera a dopamina, que está diretamente relacionada com a expectativa por receber algo em troca da ação.

Além disso, a dopamina também ajuda na consolidação de lembranças relacionados ao prêmio. Assim, existe um fortalecimento das sinapses do hipocampo, área do cérebro responsável pelo aprendizado e memória. Por conta disso, muitos educadores usam esse método para ensinar crianças.

Saiba conciliar

Os seis primeiros meses do aprendizado de uma nova língua para os adultos são cruciais para definir a continuação, ou não, dos estudos. Por conta disso, é importante examinar sua rotina e ver se mais essa responsabilidade pode ser conciliada sem maiores problemas.

Isso porque, se o aprendizado estiver sobrecarregando a sua rotina, vai automaticamente criar uma aversão às novas informações. Portanto, procure conciliar os estudos com a sua rotina, de maneira a deixar a experiência com o mínimo impacto possível.

A organização é também uma arma poderosa para aprender. Procure separar os horários para estudos e outras tarefas, a fim de conseguir se concentrar nos estudos, pois terá menos preocupações no momento e mais disposição e foco para absorção.

Realize uma imersão

Após começar os estudos de um novo idioma, é preciso se ambientar com esse tipo de linguagem. Para isso, é necessário criar alguns hábitos que tornarão a experiência do aprendizado mais fácil, sem precisar de intercâmbio. Assistir a filmes legendados na língua em que se está estudando e mudar as configurações do celular para o idioma que está sendo aprendido são formas de se ambientar com os termos e as palavras diferentes do português de maneira natural, ajudando na absorção e assimilação da linguagem pelo seu cérebro.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário