fbpx

Agosto Dourado: confira a importância da amamentação

Agosto Dourado: confira a importância da amamentação para a saúde do bebê

A consultora em amamentação da Gestar, Dra. Carolina Muniz, explica os principais benefícios do aleitamento exclusivo e em livre demanda, especialmente nos 6 primeiros meses

“Agosto Dourado” é um mês especial dedicado a campanhas de incentivo à amamentação.  O leite materno é considerado o melhor alimento que um bebê pode receber e traz benefícios à saúde e bem-estar tanto deles quanto das mães. A referência ao dourado simboliza o padrão de qualidade do leite materno, que é considerado o alimento mais completo e nutritivo para os recém-nascidos. 

 

O leite materno é a energia vital do bebê, já que é rico em vitaminas, minerais, enzimas, proteínas, glóbulos brancos, anticorpos e outros componentes que desenvolvem os demais sistemas imaturos, incluindo o imunológico, que ajuda a reduzir o risco de doenças e infecções.”, explica a Dra. Carolina Muniz, consultora em amamentação e dentista parceira de Pantys e Gestar.

 

De fácil digestão, fácil acesso e muito simples para consumir, o ato de amamentar também estabelece um vínculo emocional profundo entre a mãe e o bebê. O contato físico de pele na pele, a troca de olhar e o ato de alimentar diretamente do seio materno criam laços de afeto e segurança, essenciais para o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança.

 

O Agosto Dourado não é apenas uma celebração, mas também uma oportunidade para educar a sociedade sobre os desafios e obstáculos que as mães enfrentam. A falta de destaque adequado, o desconhecimento sobre técnicas, a pressão social e o tabu do aleitamento em lugares públicos podem dificultar esse processo natural. É fundamental fornecer informações corretas e o suporte contínuo às mães para que possam fazer escolhas informadas e bem-sucedidas em relação ao processo.

 

A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam amamentar, exclusivamente com leite materno e em livre demanda, nos primeiros 6 meses e como um complemento até os 2 anos de idade. Os bebês que são amamentados durante os primeiros 6 meses de vida têm menos chances de ficarem doente com diarreias, gastroenterites, otites, enjoos, gripes, resfriados e infecções.”, complementa a especialista.

 

O Agosto Dourado é uma oportunidade para todos, não apenas para as mães, se envolverem e apoiarem a causa. Familiares, amigos e sociedade em geral podem desempenhar um papel essencial, criando um ambiente favorável para as mães e oferecendo compreensão, respeito e apoio. 

 

Por isso, Pantys, primeira marca de calcinhas absorventes para menstruação, maternidade e incontinência, e Gestar, plataforma de conexão para profissionais materno infantil e com foco na gestação, maternidade e amamentação se uniram e desenvolveram uma cartilha com os 5 dicas para uma experiência positiva durante o aleitamento materno. O material completo está disponível no blog da Pantys.

 

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário