fbpx

Alunos do curso de técnicas em artes finalizam estágios

Alunos do curso de técnicas em artes finalizam estágios

O programa de cursos gratuitos para formação de produtores e técnicos culturais PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas criado pelo Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) chega a sua etapa final em Florianópolis. Nesta última etapa, que termina dia 21 de setembro, os alunos já estão estagiando e alguns conseguiram vaga no mercado de trabalho.

Em 2023 a oferta de vagas disponíveis foram ampliadas, e mais de 800 pessoas se inscreveram para uma das 20 vagas de cada formação: Técnico de Som, Técnico de Luz, Técnico de Palco e Produção Cultural.

As aulas começaram em junho e os cursos tiveram duração total de 96 horas de aulas e 40 horas de estágio supervisionado. Nesta última etapa, o aluno já está no mercado de trabalho estagiando e conta com uma consultoria conjunta entre o orientador e o empregador. Ao final do curso, os alunos aprovados receberão o certificado de participação do ITB.

Para Julia Juchem Ramos, do curso de produção cultural, o programa ampliou as possibilidades de trabalho. “Eu estava um pouco perdida, saindo da faculdade, e o curso foi essencial para eu conseguir me colocar no mercado de trabalho com mais profissionalização e com novos horizontes”, diz.

Já Luiz Eduardo Franzoi, que entrou no curso de técnico de som por curiosidade, diz ter ficado surpreso com o que é possível fazer dentro de um teatro. “A gente teve muita carga teórica, mas o mais importante foi a troca de experiências, principalmente com os pedagogos, que tiveram que aprender suas técnicas na prática e agora estão podendo ensinar o caminho das pedras para nós, que tivemos essa oportunidade. É muito importante fomentar a indústria local, mas o mais importante pra mim foi viver essa experiência que eu vou levar para a vida inteira.”

“Foi muito emocionante ver que o programa fez muita diferença na vida dos alunos. Muitos já se formaram trabalhando na área. Outra coisa que me chamou muita atenção foi o fato de que o programa é feito para cada cidade em que acontece, valorizando a cultura local”, relata o coordenador pedagógico Gabriel Fontes Paiva.

O programa surgiu a partir de uma percepção do Instituto do Teatro Brasileiro sobre a carência de formação qualificada nas áreas técnicas e de produção em artes cênicas em contraponto a um mercado de trabalho com boa capacidade de absorção de mão de obra.

A equipe de concepção e coordenação é formada por oito profissionais: Ana Luisa Lima (consultora pedagógica), André Prado e Gabriel Fontes Paiva (coordenadores pedagógicos), Joab Sangi (assistente de coordenação pedagógica), André Omote (coordenador do curso de Técnico de Som), Carol Bucek (coordenadora do curso de Técnico de Palco); Telma Fernandes (coordenadora do curso de Técnico de Luz) e Ana Helena Curti (coordenadora do curso de Produção Cultural). O corpo docente também foi formado de maneira plural, e contou com mais de quarenta profissionais, entre artistas, professores e estudiosos das práticas e das linguagens artísticas, sendo 28 pedagogos.

Segundo o coordenador pedagógico André Prado “o objetivo do programa PTAC é criar pontes entre as várias formas do fazer teatral em nosso país através de professores convidados e profissionais de excelência das diversas regiões do Brasil. Com eles, e a cada aula, percebemos o quanto somos parecidos mesmo sendo diferentes, pois, o que fazemos tem um ponto comum em qualquer lugar do mundo: A essência do trabalho em grupo.”

A empresa Karoon Energy é patrocinadora do programa, que também conta com apoio da Prefeitura, através da Secretaria municipal de Turismo, Cultura e Esporte e da Fundação Catarinense de Cultura.

A Karoon Energy, empresa de exploração e produção de petróleo com operação na Bacia de Santos, investiu este ano mais de R$9,6 milhões em 20 projetos, entre eles, o Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas, do Instituto do Teatro Brasileiro (ITB). A companhia quer contribuir com a capacitação e melhoria da qualidade de vida das pessoas, com projetos de educação e acesso ao emprego, promoção de bem-estar e melhoria da saúde, para estabelecer benefícios duradouros e sustentáveis.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário