fbpx

Cartago mostra importância das atividades ao ar livre

Cartago mostra importância das atividades ao ar livre

A cada dia, com as novas tecnologias e “correrias” do cotidiano, aproveitar o ambiente externo e dedicar um tempo para as atividades ao ar livre tem se tornado mais raro, tornando-se também mais difícil de entreter as crianças de maneira educativa, um desejo de todos os pais. E essa interação é de extrema importância, de acordo com Taise Agostini, pesquisadora em aprendizagem infantil. Segundo ela, a criança desenvolve um senso de pertencimento e identidade, começa a reconhecer a si mesma como parte integrante de uma comunidade e a compreender seu papel e importância dentro desse contexto, ampliando sua capacidade cognitiva.

Taise afirma que esse contato pode ser implantado convidando-os a conhecer novos lugares e propondo experiências simples, como ouvir e discriminar os sons do ambiente e observar o céu. “A curiosidade natural a leva a interagir com esses estímulos, seja tocando, ouvindo ou experimentando. Após a interação, há uma reflexão interna, onde a criança faz conexões, associações e constrói significados. Este ciclo, repetido inúmeras vezes, solidifica o aprendizado e a compreensão do ambiente, ajudando a criança a assimilar e a integrar-se ao contexto em que está inserida”, afirma a especialista, que completa: “A natureza é um ambiente rico e diversificado, que estimula a curiosidade e o aprendizado da criança. Ela oferece experiências sensoriais variadas que desafiam e desenvolvem habilidades motoras, cognitivas e emocionais. Ao interagir com a natureza, a criança aprende sobre causa e efeito, descobre a biodiversidade e desenvolve respeito pelo meio ambiente”.

Em parceria com a Cartago, marca de calçados do universo casual, Taise desenvolveu o livro “Sentir-se criança”, idealizado pela Cartago, que pode ser baixado gratuitamente. Nele, é abordada uma série de atividades práticas e lúdicas que incentivam a exploração do ambiente natural e promovem o desenvolvimento cognitivo, físico e socioemocional das crianças, além de propor momentos de reflexão e relaxamento ao ar livre. Cada página da publicação traz uma atividade diferente para que as crianças, acompanhadas pelos responsáveis, possam interagir com o ambiente, promovendo a coordenação motora ao incentivar movimentos como escalar, pular ou se equilibrar, além de desafiar também o raciocínio com resolução de problemas, atiçando a curiosidade.

“Ao interagirem com a família, as crianças desenvolvem habilidades socioemocionais, como empatia, comunicação e colaboração, com as atividades que, em síntese, oferecem uma abordagem holística ao desenvolvimento infantil, integrando corpo, mente e emoções”, explica Taise.

Neste mês das crianças, a especialista propõe algumas atividades que podem ser realizadas entre pais e filhos ao ar livre, a fim de fazer um resgate da infância e, ao mesmo tempo, ensinar. Confira:

Caça ao Tesouro Natural
Prepare uma lista de itens que podem ser encontrados na natureza, como uma folha de formato peculiar, uma pedra lisa, uma pena ou um tipo específico de flor. A família, então, se divide em equipes ou trabalha em conjunto para encontrar esses itens em um tempo determinado.

Piquenique ao Ar Livre
Escolha um local bonito, como um campo ou à margem de um lago. Peça para as crianças ajudarem a preparar os lanches e a organizar tudo. Além de comer, podem jogar jogos de tabuleiro ou simplesmente deitar e observar as nuvens.

Caminhada Sensorial
Durante uma caminhada, incentive as crianças a usarem todos os seus sentidos. Elas podem ouvir os sons, cheirar as flores e tocar diferentes texturas.

Oficina de Arte Natural
Equipados com papel, cola e tintas, incentive as crianças e os familiares a criarem obras de arte usando materiais naturais. Podem fazer colagens com folhas e flores, pintar pedras ou simplesmente desenhar paisagens.

Jogos de Sombra
Em um dia ensolarado, use a luz do sol para fazer sombras com as mãos ou com objetos encontrados na natureza. As crianças podem tentar adivinhar as formas ou criar histórias com as sombras.

“Estas atividades, além de proporcionarem diversão, fortalecem a conexão das crianças com a natureza, incentivam a curiosidade e promovem a aprendizagem prática sobre o mundo ao seu redor”, completa.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário