NEWSLETTER
Hoje, metade dos micros e pequenos negócios no Brasil são liderados por mulheres.
Segundo Relatório Empreendedorismo, feito pelo Sebrae em 2019, antes da Pandemia, havia no Brasil 24 milhões de mulheres empreendedoras, sendo que 34% delas têm mais de 55 anos, cerca de 8 milhões. Porém, durante a Pandemia, este número cresceu em 40%. Hoje já somos mais de 30 milhões, o que representa metade do empreendedorismo brasileiro, de acordo com a Global Entrepreneurship Monitor.
Diante da dificuldade em recolocação no mercado de trabalho, o empreendedorismo é uma uma alternativa para as mulheres maduras se manterem economicamente ativas , contribuindo com as despesas da casa e encontrando propósito na atividade que realizam.
Se por um lado, ficou mais fácil e rápido abrir um micro ou pequeno negócio no Brasil, por outro lado existe a dificuldade em manter o crescimento sustentável dos negócios liderados por mulheres.
Segundo Bete Marin, “Mesmo com um contingente desse tamanho, as empreendedoras continuam sendo menos prestigiadas que seus pares masculinos. Os incentivos de todas as ordens, desde os financeiros até os emocionais, continuam apostando a maior parte dos recursos com a velha mentalidade de que o homem é capaz de resultados mais seguros.”
São disparidades como esse – e muitas outros – que levaram a expert em longevidade Bete Marin e a jornalista Claudia Reis a lançarem a plataforma EMPREENDEDORA MADURAS em 2020.
Já em fase de operação, a plataforma concentra mais de 200 empreendedoras 40+ dos mais diferentes setores, configurando um amplo market place onde todos os envolvidos saem ganhando, compradores e prestadoras de serviços, com experiência acumulada em 20, 30, 40 e até 50 anos de atividade profissional que essas empreendedoras trazem na bagagem, muitas delas em grandes corporações. Elas têm em comum a coragem e a determinação de seguir resiliente, criando, inovando e gerando resultado diferenciado para seus clientes, por conta da paixão e do propósito que encontram em seu trabalho.
“Nossa missão é causar um grande impacto econômico e social ao investirmos no crescimento sustentável das mais de 8 milhões de empreendedoras maduras no Brasil.
Além de ser um marketplace, onde se contrata serviços, oferecemos às empreendedoras cadastradas, uma rede de apoio e acolhimento, por meio de encontros de networking, divulgação e aprimoramento profissional.” Claudia Reis, cofundadora.
A plataforma está organizando uma série de lives com suas empreendedoras, para destacar histórias que vão além de simples fatos e momentos, são um meio de conexão entre pessoas, integra vidas e sonhos, redefine objetivos e nos move para seguir em frente.
A Plataforma Empreendedoras Maduras reúne prestadoras de serviços com idade a partir de 40 anos, com pessoas físicas ou jurídicas interessadas em contratar os serviços dessas profissionais.
Acredita no potencial profissional e confiamos na eficiência de mulheres com mais de 10, 20, 30, 40 anos de experiência. e tem a missão de causar um grande impacto econômico e social ao investirmos no crescimento sustentável de mais de 8 milhões de empreendedoras maduras no Brasil.
Além de ser um market place, onde uma contrata o serviço da outra, é uma rede de apoio e acolhimento, por meio de encontros de networking, divulgação e aprimoramento profissional.
NEWSLETTER