fbpx

Equidade Racial no Turismo

Skål Internacional São Paulo realiza Encontro Temático sobre Equidade Racial no Turismo

Acima, da esquerda para direita, Reginaldo Silva, Laís Souza, Scarlett Rodrigues, Aristides Cury, Ivan Lima, Heloisa Lima e Carlos Prado;/ abaixo, Rossana de Viegas, Gil Marcos e Jurema Monteiro.

No dia 11 de julho, a Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo – Skål Internacional São Paulo, realizou mais um Encontro Temático para convidados abordarem, em profundidade, um dos aspetos relevantes sob a ótica do desenvolvimento sustentável, tendo por referência os 17 ODSs/ONU.

Na abertura dos trabalhos, presidente Aristides Cury agradeceu ao Grupo Tour House como mantenedor da entidade e o patrocínio do Terras Altas – Resort & Convention Center; da Motivia Brindes e Presentes e do Grupo R1. E lembrou que a prática de Encontros Temáticos, na Skål SP, vem desde 2011, atendendo à orientação passada a todos os 304 Clubes de 83 países, qual seja, de aliar às reuniões, profissionais e festivas, entre seus mais de 12 mil sócios, de todos os setores do Turismo e Viagens, seminários, oficinas e workshops, visando aprofundar reflexões relevantes. Assim, Skål SP realizou uma produtiva série de eventos, nomeadamente, em 2022, a homenagem às 13 mulheres que ocupavam posição de liderança no trade turístico nacional, com foco na Igualdade de gênero (ODS 5) bem como, neste ano, “Turismo Rodoviário no Brasil: Oportunidades e Desafios”, com foco em Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12).

“É absolutamente indispensável, aos profissionais do trade turístico como um todo, refletirem e agirem, urgentemente, para assegurar Equidade Racial no Turismo, com foco na Redução das Desigualdades (ODS 10)”, afirma Carlos Prado, presidente do Conselho Representativo da Skål Internacional São Paulo. Sob sua moderação e do convidado Ivan Lima, engenheiro e professor universitário com sólida experiência em liderança e gestão, presidente do LIDE Equidade Racial e CEO da IRL Consult – Equidade Global, que presta serviços de consultoria estratégica e ministra palestras com foco em ESG, Diversidade, Equidade, Inclusão, Gestão da Qualidade e Sustentabilidade, o painel da Equidade Racial no Turismo foi amplamente elogiado por todos os participantes.

Antes do início da participação dos painelistas, Prado apresentou o vídeo do movimento Supera Turismo Rio Grande do Sul, chancelado pela Braztoa – Associação Brasileira das Operadora de Turismo, Skål Internacional Brasil e Unedestinos – União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos. Em seguida, discorreu sobre a importância da pauta EESG (Economic, Environmetal, Social and Governance) para o setor de Turismo como um todo e como as boas práticas corporativas contribuem com o desenvolvimento sustentável das corporações, citando exemplos concretos das empresas do Grupo Tour House.

Jurema Monteiro, presidente da Abear – Associação Brasileira das Empresas Aéreas; Heloisa Lima, presidente da Ampro – Associação de Marketing Promocional; Laís Souza, Gerente de Diversidade e Inclusão do Grupo Accor; Gil Marcos, presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo; Reginaldo Silva, CTO – ´Chef Technnology Officer do Grupo Tour House e Scarlett Rodrigues Coordenadora de projetos em Direitos Humanos – Instituto Ethos foram os painelistas.

Todos e todas enriqueceram o encontro com exposições brilhantes, pautados em conhecimentos distintos e complementares. Foram apresentações inspiradoras, que proporcionaram insights valiosos sobre a promoção da equidade racial no turismo. Cada intervenção foi uma peça crucial para o mosaico de entendimentos e práticas que buscamos implementar em nossas organizações.

Scarlett forneceu um panorama detalhado das variáveis econômicas e sociais, sublinhando a importância da inclusão da diversidade racial no setor de turismo.

Ivan inspirou-nos com a rica herança afro-brasileira e o potencial para o desenvolvimento socioeconômico da população negra, destacando os benefícios econômicos da inclusão racial nas organizações e esclarecendo a diferença entre igualdade e equidade.

Gil explanou sobre políticas públicas e iniciativas governamentais significativas como o Plano Estadual de Políticas de Igualdade Racial, Projeto Casas SP Afro Brasil e o Circuito Turístico Quilombola.

Laís abordou estratégias e ações concretas para promover a diversidade e inclusão no setor de hotelaria, destacando boas práticas e cases de sucesso do Grupo Accor.

Reginaldo discorreu sobre seu próprio início de carreira e demonstrou como a tecnologia e a inteligência artificial podem ser utilizadas para promover a equidade racial e criar oportunidades para negros no turismo.

Heloisa mostrou como as ações de live marketing podem promover a inclusão, citando exemplos práticos como o prêmio AMPRO Globes Awards 2023 e o case do Cartão Orgulho Banco do Brasil.

Jurema compartilhou sua experiência e as políticas implementadas no setor de aviação para promover a diversidade e inclusão, trazendo recomendações práticas para ações concretas e efetivas de caráter pessoal e coletivo, com um chamado à ação para atitudes afirmativas e antirracistas. Seguiram-se emocionados aplausos da plateia, ao salientar o papel de seu antecessor, o saudoso skålega Eduardo Sanovicz, “um homem branco”, na trajetória de 9 anos de Abear, desde quando foi contratada em 2015, sobretudo, na sua promoção a presidente.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário