NEWSLETTER
Fundação Casas Bahia e Gastromotiva celebram projeto
No Mês da Gastronomia Social, a Fundação Casas Bahia (FCB), responsável pelas ações sociais do Grupo Casas Bahia, celebra o resultado da parceria com a Gastromotiva, organização social que trabalha com iniciativas de combate à fome e insegurança alimentar, além da promoção da educação gratuita de qualidade para geração de emprego e renda. O apoio viabilizou a manutenção da Cozinha Solidária Marlene Freitas, projeto desenvolvido pela organização. Em dez meses, a iniciativa distribuiu 16.315 refeições para pessoas em situação de rua e famílias em condição de vulnerabilidade socioeconômica em São José Operário, um dos bairros mais populosos de Manaus (AM).
O projeto tem como um dos pilares o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social, uma das frentes de atuação da FCB, e vai de encontro à uma realidade que se agravou nos últimos anos: a insegurança alimentar e a fome. Em 2022, o Brasil voltou ao Mapa da Fome, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), e de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), atualmente o país soma cerca de 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer, sendo que a região Norte do Brasil é a mais prejudicada. A pesquisa revela que cerca de 71,6% da população nortista sofre com insegurança alimentar, enquanto 25,7% sofre com a fome extrema.
Para ajudar no enfrentamento desse cenário, a Fundação Casas Bahia viabilizou, ao longo de dez meses, a Cozinha Solidária da Marlene Freitas, uma cozinheira engajada na área social há 17 anos. No auge da pandemia, a cozinheira levou água e comida aos hospitais superlotados e atuou junto à população em situação de rua no centro de Manaus distribuindo alimentos.
“Temos como propósito fortalecer comunidades para promover transformações sociais, além de contribuir cada vez mais com a construção de uma sociedade mais justa e que ofereça oportunidades iguais para todos. Acompanhamos de perto a realidade de muitos brasileiros e, por isso, destinamos uma parte de nossos recursos para ajuda humanitária e ações de combate à fome”, conta Vanessa Romero, gerente da Fundação Casas Bahia. “Nossa relação com as pessoas vai muito além do consumo e estamos muito felizes com os resultados dessa parceria tão especial com a Gastromotiva”, completa Vanessa.
Ao todo, 50 famílias foram cadastradas e impactadas de forma direta com mais de 15.000 refeições. Chefiados em sua maioria por mulheres negras e pardas, esses núcleos familiares contam em média com 4 membros e não possuem renda mensal. Além disso, cerca 1315 refeições foram destinadas à população em situação de rua ao longo de um ano. A iniciativa da FCB e Gastromotiva também promoveu eventos em ocupações e entregou marmitas para família não cadastradas que vivem no mesmo contexto social.
No entanto, fazer refeições nutritivas não foi o único propósito dessa parceria. Todo trabalho foi desenvolvido em cima de três eixos estratégicos: combate à fome e acesso à alimentação adequada, qualificação profissional e geração de renda, e, por fim, empreendedorismo social e desenvolvimento comunitário.
Portanto, a parceria também impulsionou o desenvolvimento comunitário por meio do envolvimento de moradores da região em todo processo, desde a produção, passando pela distribuição até o consumo sustentável. O projeto promoveu o empreendedorismo e a geração de renda através da capacitação profissional e de bolsas de auxílio oferecidas para 19 cozinheiros(as) sociais que atuaram na Cozinha Solidária da Marlene. E ainda colocou em prática ações sustentáveis, como a utilização de embalagens 100% recicláveis, que foram adquiridas com o apoio Fundação Casas Bahia.
“Parcerias como a da Fundação Casas Bahia com a Gastromotiva são fundamentais para que possamos expandir o nosso impacto. Quando falamos do atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social, não estamos nos referindo apenas a números, estamos falando sobre oferecer alimento de qualidade e oportunidades que transformam a vida dessas pessoas e das suas famílias a longo prazo. Isso é a Gastronomia Social na prática”, comenta David Hertz, fundador da Gastromotiva.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER